TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Ética e Responsabilidade Social e Ambiental

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Filosofia Ética e Responsabilidade Social e Ambiental

Caroline Barros RA: 1001

Gisele Rufino RA: 1037

Luciana Carvalho RA: 1064

Sintia Bastos RA: 1074

GUARULHOS

2018

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as principais ideias de Sócrates e os sofistas, Platão e o platonismo, o Helenismo e suas correntes; a filosofia medieval, as origens da filosofia cristã, Santo Agostinho. Mais concretamente, os temas, problemas, teses e principais filósofos de cada período.

O objetivo desse trabalho é tentar esclarecer as principais diferenças de cada um deles, ou até mesmo semelhanças.

Está organizado em 04 capítulos. No capítulo 01 será abordado as ideias de Sócrates, abordando sobre os sofistas. No capítulo 02, trataremos sobre Platão e o platonismo de uma maneira objetiva. No capítulo 03, optamos por abordar sobre o Helenismo e suas correntes, tentando detalhar cada uma delas. E no 4º e último capitulo vamos tratar sobre a filosofia medieval, a filosofia cristã e Santo Agostinho.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

CAPÍTULO 01

Sócrates

Sócrates nasceu em Atenas em 470/469 a. C. e morreu na mesma cidade em 399 a.C., condenado devido a uma acusação de "impiedade": ele foi acusado de ateísmo e de corromper os jovens com a sua filosofia, mas, na realidade, estas acusações encobriam ressentimentos profundos contra Sócrates por parte dos poderosos da época. 

Sócrates fazia as pessoas conhecerem-se a si mesmas também estava ligada à sua descoberta de que o homem, em sua essência, é a sua psyché. Em seu método, chamado de maiêutica, ele tendia a despojar a pessoa da sua falsa ilusão do saber, fragilizando a sua vaidade e permitindo, assim, que a pessoa estivesse mais livre de falsas crenças e mais susceptível à extrair a verdade lógica que também estava dentro de si. Sendo filho de uma parteira, Sócrates costumava comparar a sua atividade com a de trazer ao mundo a verdade que há dentro de cada um. Ele nada ensinava, apenas ajudava as pessoas a tirarem de si mesmas opiniões próprias e limpas de falsos valores, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro, de acordo com a consciência, e que não se pode obter exprimindo-se os outros.

Os sofistas

Sofistas foram filósofos e educadores, além de mestres de retorica e de oratória, embora esse papel lhes seja negado por Plantão. Talvez Protágoras e Górgias  foram os mais importantes e influentes sofistas  , o principal e mais conhecido fragmento de Protágoras é o início de sua obra sobre a verdade , quando afirma : ¨ O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são .¨   Esse fragmento de certa forma sintetiza duas das ideias centrais associadas aos sofistas , o humanismo e o relativismo . Pode-se dizer que sofistas como Protágoras não eram menores manipuladores da opinião, mestres sem escrúpulos que vendiam suas habilidades retoricas a quem pagasse mais.

Os sofistas deram uma grande contribuição ao desenvolvimento dos estudos da linguagem na tradição cultural grega. Seu interesse pela elaboração e pro ferimento  do discurso correto e eficaz levou-os a investigar a língua grega e a iniciar seu estudo sistemático , através da  divisão das partes do discurso , do estabelecimento da analise etimológica ,examinando o significado e a origem das palavras .Homero e Hesíodo , que lhes fornecia boa parte dos recursos estilísticos – imagens , metáforas ,figuras de linguagem – para seus diversos . pode se dizer, assim que o interesse pela retorica e pela oratória motivou o desenvolvimento dos estudos de poética e gramática.

CAPÍTULO 02

             

Platão

 

Platão viveu durante o período clássico da Grécia antiga. Era filósofo e matemático e fundador da Academia de Atenas, a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental. Sócrates foi o mentor de Platão, e Aristóteles, seu pupilo. Juntos, os três foram os maiores pensadores da história e há quem diga que foram os principais responsáveis pela filosofia natural, pela ciência e filosofia ocidental.  Platão é considerado um filósofo que viveu no limiar do pensamento antigo com o pensamento político moderno. Mas ele não falava somente sobre política e era capaz de abordar os mais diferentes temas com a mesma desenvoltura, como o amor por exemplo. Sua filosofia desenvolveu- se a partir dos ensinamentos de seu mestre Sócrates.

 Sua obra é um dos legados mais importantes do conhecimento humano, onde ele falava de amor, de ética, política, metafísica e sobre a teoria do conhecimento.

Sua obra se caracteriza com a síntese de uma preocupação com o conhecimento verdadeiro e legítimo, com a moral e política, sua conclusão é que o conhecimento identifica-se com o bem.

Quase toda sua obra é conhecida, e somente um dos textos onde ele fala sobre o Bem, está perdido. Ele costumava escrever em forma de diálogo, onde se misturavam mitos poéticos com pensamentos totalmente racionais.

Platão desenvolveu uma concepção filosófica que tem como núcleo a teoria das ideias ou formas.

Um dos temas centrais da Filosofia de Platão é o texto A alegoria da caverna.

Platão sempre foi politicamente muito ativo, e em uma de suas viagens tentou unir os Gregos da Sicília, e esteve aconselhando Dion, um dos governantes da época. Dion não seguiu os seus conselhos e acabou sendo assassinado. Platão tentou incitar os seguidores de Dion a praticarem o que ele achava certo politicamente, mas isso também não aconteceu. Depois disso, como Platão previra, a Sicília foi invadida e conquistada por estrangeiros.

Depois deste acontecimento, Platão voltou a lecionar em sua escola e se continuou um ávido escritor até os últimos dias de sua vida. Ele faleceu aos 80 anos e foi sepultado dentro de sua própria escola.

CAPÍTULO 03

Helenismo e suas correntes

O helenismo refere-se ao conhecimento filosófico produzido entre a morte do Alexandre e o início da filosofia medieval. 
Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (268.6 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com