TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço geográfico e organização humana

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3
  1. A partir do vídeo da TV Brasil sobre a história do geógrafo Milton Santos, intitulado "Milton Santos - De Lá Pra Cá - 12/06/2011", apresente uma breve síntese (8 a 10 linhas) sobre a importância das ideias deste para a humanidade em geral, especialmente no que diz respeito a contribuição do que ele chama de "homem lento."

Milton Santos previa através de estudos o que aconteceria com o mundo e o espaço geográfico caso não houvesse humanização.

Dentro do mundo globalizado, construiu críticas à circulação de capital e mercadorias, sem que existisse liberdade de circulação por meio dos indivíduos, caracterizando tal processo por uma forma de autoritarismo.

Com isso, desenvolveu um personagem, o qual chamava de “homem lento”, esse seria aquele que resistisse ao modo de vida oriundo da internacionalização, ao que se julga por supérfluo. Assim, preocupava-se com a inserção da periferia nesse contexto, julgando haver apartheid em termos.

Também, presumia as respostas devido a repressões políticas e econômicas, por exemplo, caso dos árabes, quando se manifestaram no atentado às torres gêmeas.

  1. Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.

A teoria de Milton Santos se torna importante ao qualificar a própria definição de espaço geográfico. Apesar de o conceito básico se dar por área de transformação pelo homem, de modo a atender suas necessidades, o geógrafo entende a complexidade da terminação no âmbito social, sendo, portanto, capaz de refletir a história política e econômica de um lugar. Apesar da exclusão das periferias em muitas das definições, como ele garante, é intrínseco que haja reconhecimento de tudo que rodeia o indivíduo, sejam elementos naturais ou artificiais (rios, agricultura, clima, população, indústrias, edifícios).  É inegável a interdependência entre os países, bem como a “alteração da paisagem natural pela paisagem cultural”.

  1. Difundiu-se, no mundo, a ideia de que a capacidade de consumir em níveis cada vez maiores significa que as pessoas estão vivendo em melhores condições do que no passado, pois associa-se consumo ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, o consumo também pode trazer impactos negativos, pois estes podem causar danos à base de recursos ambientais e exacerbar os padrões de desigualdade. Destaque outros itens que podem ser considerados positivos e negativos para a sociedade e que estejam diretamente associados à temática que desenvolvemos.

Entre os impactos negativos do consumismo, encontra-se a necessidade de produção em larga escala, de forma a atender a grande demanda. Com isso, o homem passou a ser substituído por máquinas, o que se denomina desemprego estrutural. A partir da Revolução Industrial, com o advento do capitalismo, até então, busca-se sustento econômico, em que o lucro é mais visado do que o próprio ser humano. Entretanto, a tecnologia deve ser utilizada como aliada do trabalhador em vez de sua suplente, caso contrário, haverá ainda mais desigualdade social fruto do subdesenvolvimento, como previa Yves Lacostes. Outro ponto básico é a insustentabilidade econômica, acarretando poluição da água e do ar, extinção de espécies animais e vegetais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com