TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatuto do idoso

Por:   •  7/10/2015  •  Artigo  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

O ser humano nas últimas décadas está vivendo mais e melhor. A medicina vem permitindo que a população idosa alcance padrões nunca vividos antes: novos medicamentos, tecnologias e diversos recursos. De acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, atualmente, o país possui um contingente de 21 milhões de idosos. Há previsão de que esse número chegará a 32 milhões em 2025, quando então o Brasil será o sexto país com maior população idosa do mundo. Em 2050, acredita-se, que esse percentual será igual ou superior ao de crianças de 0 a 14 anos.

Consequência de tal estatística é a necessidade de maior atenção ao processo de envelhecimento, visando a garantia do bem estar dessa parcela da população, pautando-se no cumprimento das disposições previstas no Estatuto do Idoso e de nossa Magna Carta.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003) constitui uma conquista social, pois retrata normas e diretrizes processuais e materiais, na seara penal, administrativa e civil, no que concerne aos direitos, proteções e garantias à pessoa idosa. Assegura em seu art. 3°a efetivação do direito a saúde, a educação, ao esporte, ao lazer, a cultura, ao trabalho, a cidadania, a liberdade, a dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária, enfim o dever de cuidado. A partir do aludido diploma, o direito ao envelhecimento passou a ser tratado como personalíssimo, imanente a todo e qualquer ser humano. Apesar dos esforços legislativos, a realidade nos mostra de forma clara a alta incidência de crimes cometidos contra os idosos, tais como casos de violência, abandono material e afetivo, dentre outros, imputados principalmente no âmbito familiar.

O presente artigo tem como objetivo demonstrar os principais direitos inerentes à pessoa idosa, juntamente com as principais deficiências em nosso país. A lei trouxe mudanças significativas, mas sozinha não é suficiente para resguardar essa proteção.

Conceito de Idoso

O Estatuto do Idoso define em seu art. 1° que é considerada idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. É importante salientar que não há qualquer menção a característica individual do ser humano, como sexo, condição social, dentre outros, apenas utiliza a idade como referencial.

Principais direitos do Estatuto do Idoso diariamente descumpridos

Dentre os direitos previstos no referido diploma legal destacam-se a previsão do art. 102 da Lei 10741/2003: a Apropriação Indébita. Dos casos enviados ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE), esse é um dos mais comuns. São diversos os casos de terceiros que propositalmente dilapidam o patrimônio dos idosos; cabe ressaltar que são advindos geralmente por parte dos próprios familiares.

Outro caso preocupante em nosso país é o relativo a violência, também muito frequente. A Delegacia de Proteção ao Idoso de Belo Horizonte recebe cerca de 8 queixas por dia de violência contra estes. Na grande maioria dos casos, os agressores são pessoas adultas, maduras, mais comumente filhos e netos da vítima. Esse direito também encontra respaldo no Estatuto que dispõe: ´´Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos por ação ou omissão, será punido na forma da lei. ``

Não poderia deixar de mencionar, outro caso merecedor de atenção especial, previsto no art. 3°,I, que dispões ser assegurada garantia prioritária ao atendimento preferencial, imediato e individualizado, juntos aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população. Nosso sistema de saúde é precário. São vários os hospitais sem setores de atendimento prioritário.

Em relação a responsabilidade primordial, cuidar e defender a pessoa idosa são deveres precipuamente da família, dentre os quais velar pela dignidade de cada um de seus membros. Contraditório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com