TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido, Direito Penal

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                               [pic 2]

ESTUDO DIRIGIDO

Semestre: 2020.1

ESTUDO DIRIGIDO

Disciplina: DIREITO PENAL – PARTE GERAL

Professor (a): LAYZA MACIEL

Turma:

Período: 3º

Turno: VESPERTINO

ALUNO: AERTON EZEQUIEL ALVES

Dia: 26/03/2020

Horário:

ESTUDO DIRIGIDO

1)Qual a importância do elemento sociológico para a interpretação da lei penal? Explique. (Máximo de 10 linhas).

É importante porque a sociedade está em constante evolução e a lei diante desse fenômeno não pode ficar estática. Para disciplinar ela deve está ajustada às condições sociais no momento de sua aplicação. O Direito é um produto do povo, tem nas suas necessidades e aspirações as matérias-primas desse produto. O mesmo é elaborado conforme a história e é nos costumes e nas convicções sociais que o objetivo dos textos legais devem fazer sentido.

2) Em relação as fontes do direito Penal, descreva cada uma delas.

As fontes do Direito Penal são de ordens material e formal.

As fontes materiais são os órgãos encarregados de produzir o Direito Penal;

As fontes formais são os meios pelos quais o Direito Peal se exterioriza, ou seja, os meios pelos quais ele se apresenta ao mundo jurídico.

3) Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional? Fundamente com o texto legal.

Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as embarcações e as aeronaves brasileiras (matriculadas no Brasil), mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, em alto-mar ou no espaço aéreo correspondente (art. 5°, § 1°, CP).

4) A interpretação analógica é admitida em direito penal apenas in bonam partem? Explique. (máximo de 10 linhas).

A analogia só é admitida no direito penal quando for para beneficiar o réu (in bonam partem), jamais para prejudicá-lo (in malam partem) uma vez que esta afronta o princípio da reserva legal. Distingue-se ainda analogia de interpretação analógica, que seriam institutos distintos. Não podem ser aplicadas às leis excepcionais, justamente em função de sua especialidade.

 5) O que se entende por crime à distância? Apresente as três principais teorias acerca da sua punição no espaço, especificando qual delas foi adotada pelo legislador brasileiro. (Máximo de 10 linhas).

Os crimes à distância constituem as infrações em que a ação ou omissão se dá em um país e o resultado ocorre em outro. É necessário que o ordenamento jurídico defina a possibilidade da aplicação da lei nacional em tais casos. As principais teorias de aplicação da lei penal no espaço:

  • Nacionalidade: prevê aplicação da lei do país de origem do agente não importado o local onde o crime foi cometido. Divide se em passiva (autor e ofendido) ativa (somente autor).

  • Proteção: aplica-se a lei do país ao fato que atinge bem jurídico nacional, sem nenhuma consideração a respeito do local onde foi praticado o crime ou nacionalidade do agente.
  • Territorialidade: prevê aplicação da lei nacional ao fato praticado no território do próprio país. Nossa legislação adota esse principio.

 

6) Quanto à aplicação da lei penal no espaço, o Brasil adota o Princípio da Territorialidade (artigo 5º do Código Penal). No entanto, diz-se que ele é mitigado por outros princípios. Quais são eles? Explicite seus respectivos conteúdos. (Máximo de 10 linhas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com