TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Karl Marx

Por:   •  29/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx

  1. Compare, de acordo com as autoras de Um toque de clássicos, os pensamentos de Marx e Hegel sobre dialética e alienação.

R.: Hegel é considerado idealista por enfatizar a razão como promotora da negação e superação de uma dada ordem social e, também, como fator de superação da alienação (perda do autocontrole por parte dos seres humanos);  Esse sistema totalizante é transatório, passível de superação, aplicada aos fenômenos históricamente produzidos, apontando as contradições que fazem parte da vida social. Marx acreditava que a razão sem a ação humana não era suficiente para mudar a realidade ou para sair do estado de alienação (relacionada ao trabalho), ao invés de realizar o homem, ela o escraviza, ao invés de humaniza-lo, o desumaniza.  Sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, não pelo que ele é.

  1. Explique a definição de materialismo histórico.

R.: Desenvolver as ideias: o processo produtivo é o meio através do qual o homem, em sociedade e na relação com a natureza, reproduz a espécie e recria a si próprio – origem da vida material; são também transitórios as ideias, gostos, crenças, categorias de conhecimento, ideologias. As mudanças no processo produtivo ao longo da história, através do movimento dialético, são as bases do materialismo histórico (método e teoria).

  1. Defina os seguintes conceitos:

  1. Forças produtivas: ação dos homens sobre a natureza; grau de  desenvolvimento tecnológico, modos de cooperação, divisão técnica do trabalho, habilidades e conhecimentos na produção, instrumentos e matéria prima. Toda força adquirida é produto de uma atividade anterior (geração anterior) fator da conexão histórica.
  2. Relações sociais de produção: formas de distribuição dos meios de produção e do produto; elas definem: o modo de como os homens se organizam entre si ao produzir, formas de apropriação de ferramentas, tecnologias, fontes de matéria prima e de energia, de trabalhadores, quem toma as decisões sobre a produção, a proporção destinada a cada grupo etc
  3. Estrutura: conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção; fundamento sobre o qual o homem constitui suas ideologias, religiões, leis etc.

Superestrutura: criação imaterial do homem que se fundamenta na estrutura social: ideologias políticas, religiões, códigos morais e estéticos, sistemas legais, formas de comunicação, conhecimento científico, concepções de vida.

  1. Classes:formam-se a partir da apropriação do excedente e dos meios de produção; classe em si (aproximação entre os modos de vida) e para si (grupo que atua consciente para a defesa de seus interesses).
  2. Luta de classes: Para o materialismo histórico, a luta de classes relaciona-se diretamente à mudança social, à superação dialética das contradições existentes. São as transformações estruturais impulsionadas – motor da história. A classe explorada é a mais potente para promover as mudanças em um dado modo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com