TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exegese do Direito

Por:   •  27/9/2015  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

GANDHI. Direção: Richard Attenborough. Produção: Goldcrest Films., 1982. 01. DVD (3h10min.).

CONCEITOS E ASPECTOS DA ÉTICA[1]

Sendo a ética um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, coexistindo um equilíbrio social, onde todos sejam beneficiados.

Sob o prisma de que a ética dos princípios é aquela em que, ocorrida uma determinada situação, o indivíduo não tem o direito de escolher, mas apenas de ser claro e dizer sempre a verdade, podemos perceber este aspecto na cena no filme Gandhi, onde ele entra em jejum ao saber que a população revidou agressões e matou alguns soldados, pois o mesmo era defensor da mão violência. Sob o aspecto da ética contextual, que nos faz sempre questionar sobre os fatos e as ações que elas vão nos causar, sempre se perguntando se será benéfica ou não, fica claro no filme quando Gandhi relata que o propósito do rival é provocar reações, inquietar-se até que reajam ou mudem a lei, demonstrando que o poder está nas mãos do povo e não dos opressores.

Senso moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos nossos semelhantes, segundo ideias de justiça e injustiça. Verifica-se senso moral quando Gandhi diz para a sua esposa que ela também terá que lavar os banheiros, pois ela é igual a todos que estão ali. No que se refere a consciência ética, onde temos que decidir o que fazer, sem sermos obrigados por alguém, conscientes de que essa decisão deve ser assumida com todas as consequências, verificamos tal aspecto em Gandhi quando ele adverte que, nunca divulgou nada passivo, e que nossa resistência deve ser sempre ativa e agitada.

Os valores éticos do ponto de vista da ética demonstram a maneira como uma cultura e uma sociedade definem para si o que julgam ser o mal e o vicio, a violência e o crime e como contra partida o que considera o bem e a virtude. É possível perceber esse aspecto no filme Gandhi, quando ele menciona que existem leis injustas, assim como existem homens injustos e a minoria é que sofre, pois a ética está relacionada ao tempo e a historia na busca constante da transformação.

Agente moral é aquele dotado de vontade, responsável e independente, como é o caso de Gandhi quando ele, insatisfeito pela maneira como seus compatriotas viviam, aponta a força da instituição em relação a eles, indicando que é preciso eliminar essa diferença entre todos, demonstrando ai ser um consciente de si e dos outros, e ao mesmo tempo se mostrando cheio de vontade e capacidade para decidir conforme as normas e valores.

O objeto da ética é a moral. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. Portanto a ética nada mais é que um controle do que é certo e do que é errado, e para que uma sociedade viva em paz e em ordem é salutar que tais regras sejam cumpridas. A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral, quem as desobedece, uma pessoa imoral.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com