TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Sobre o Livro Édipo Rei e Sobre o Capítulo

Por:   •  7/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 7

1) Quem foi Sófocles?

Sófocles foi um poeta grego da Antiguidade Clássica que compôs estimadamente 123 peças teatrais ao longo de sua trajetória. Dentre estas obras, 7 tragédias ainda marcam a contemporaneidade, como a famosa Trilogia Tebana. O autor participou ativamente da vida política de Atenas e presenciou grandes fatos da Era Antiga, enriquecendo suas obras com os tradicionais contos mitológicos.

2) Elabore um breve resumo de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

2.1) Édipo em Colono: obra que procede ao conto Édipo Rei e inicia-se com a chegada do protagonista Édipo à cidade Colono. Esta que o acolheu em troca de proteção aos possíveis ataques de Tebas. A narrativa gira em torno da briga entre os irmãos Estéocles e Polinices pelo trono de Tebas. Contudo, também relata detalhes da morte de Édipo anunciada por Zeus (deus da mitologia grega) por meio de um trovão, acontecimento o qual representa uma conciliação entre o herói e os deuses.

2.2) Antígona: a história iniciou-se após a morte dos irmãos Estéocles e Polinices, seguindo a concretização de mais uma maldição lançada pelo pai- Édipo. A narrativa aborda temas institucionais, como as divergências do Direito Natural e Direito Positivo, defendido por Antígona (filha de Édipo) e Creonte (cunhado de Édipo) respectivamente. Desenvolvem-se também histórias de amor, orgulho e o desencontro de pais e filhos.

3) Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo. Verifique qual é a explicação da maldição que recaiu sobre a família de Édipo na perspectiva da obra Fenícias, de Eurípedes.

A obra Édipo Rei se desenrola a partir de um conto que narra um romance da Antiguidade Clássica, procedido de maldições e coincidências que marcam a mitologia grega, transmitindo um tipo de conhecimento ou moral. A abordagem de Sófocles, mesmo se tratando de tempos remotos, é a representação despojada de uma prestigiada linha de raciocínio acerca da relação entre pais e filhos, o amor e o ódio.

4) Elabore um texto resumindo a tragédia Édipo Rei.

Laios era um rei casado com Jocasta, e governava a cidade de Tebas, na Grécia. Ambos sofreram uma maldição lançada pelos deuses, os quais determinaram que o casal teria um filho e este viria a se tornar rei após matar seu pai e casar-se com sua mãe.

Após dar a vida a uma criança, e com receio da praga rogada sobre eles, Laio e Jocasta tentam se livrar de seu filho, Édipo, ainda quando recém-nascido. Entretanto, o bebê foi salvo por um pastor e criado em Corinto, uma cidade nos arredores de Tebas. Já adulto Édipo descobre ser filho adotivo e parte até a cidade de Delfos a fim de consultar o oráculo e descobrir a verdade sobre suas origens. Após consultar a sabedoria do oráculo, ele toma consciência da maldição lançada em sua vida, e então decide não voltar mais a Corinto. No caminho de sua fuga, o protagonista acaba por matar seu verdadeiro pai, Laio, devido a uma discussão em uma encruzilhada, e logo em seguida descobre o enigma de uma Esfinge que aterrorizava o povo de Tebas, salvando a população local. Reconhecido como herói, Édipo casa-se com Jocasta, sem saber que é sua mãe biológica, e se torna o Rei de Tebas, concretizando então a maldição rogada pelos deuses.

5) Como os deuses são definidos na referida tragédia? Cite 3 fragmentos do texto que ilustram suas características.

Na tragédia grega, os deuses são caracterizados como profetas, soberanos, eternos e também vingativos. Têm olhos para tudo, conhecem as ações dos homens e geram as santas leis.

“(...) o deus agora determina que os assassinos tenham o castigo justo, seja qual for a sua posição presente.” (Creonte, página 22)

“(...), pois o filho de Zeus, divino Apolo, armado de relâmpagos ardentes lança-se contra ele juntamente com as infalíveis, as terríveis Fúrias.” (Coro, página 39)

“Apolo e Zeus têm olhos para tudo. Eles conhecem as ações dos homens...” (Coro, página 40)

6) Indique uma ideia ou uma passagem do texto que lhe chamou atenção? Justifique sua resposta.

“(...)De que serve afligir-se em meio de terrores, se o homem vive à lei do acaso, e se nada pode prever ou pressentir! O mais acertado é abandonar-se ao destino(...)”

Essa frase dita por Jocasta, chamou a minha atenção por mostrar que por mais que Édipo tentasse incansavelmente mudar o destino de unir-se à sua própria mãe e derramar com suas mãos o sangue de seu pai, isso já tinha sido determinado pelo Deus de Delfos, o rei Apolo através do oráculo, o que mostra que a força do destino é invencível e não há uma fuga para que não ocorra. Além disso, essa passagem mostra que a irregularidade do destino é a principal característica de Édipo.

7) Estabeleça uma relação do fragmento abaixo com toda a trajetória de Édipo no decorrer da tragédia.

“Vede bem, habitantes de Tebas, meus concidadãos! Este é Édipo, decifrador dos enigmas

famosos; ele foi um senhor poderoso e por certo o invejastes

em seus dias passados de prosperidade invulgar.

Em que abismos de imensa desdita ele agora caiu!

Sendo assim, até o dia fatal de cerrarmos os olhos

Não devemos dizer que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com