TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Édipo Rei

Por:   •  18/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

1- Quem foi Sófocles?

Sófocles foi um dramaturgo grego que nasceu em Colono em 497 a.C. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Escreveu 123 obras durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram de forma completa: Aias, Antígona, Édipo Rei, Traquínias, Electra, Filoctetes e Édipo em Colono. Participou de cerca de 30 concursos dramáticos na cidade de Atenas, vencendo 24.

Trabalhou como ator. Foi ordenado sacerdote de Asclépio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas, também dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delos. Faleceu em 406 a. C. em Colono.

2- Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

• Édipo em Colono: narra os últimos dias da vida de Édipo, cego, solitário e mendigo. Expulso de Tebas pelos seus dois filhos que queriam o trono, ele vai morar em Colono. Ele se torna obediente aos oráculos e um deles diz que onde Édipo estiver, a cidade se tornará vitoriosa. Com isso, pessoas começam a disputar por Édito e ele passa a procurar amparo, até que Antígona, sua filha, faz isso por ele. É uma peça que mostra a reconciliação do herói com os deuses e relata os últimos dias de vida do mesmo.

• Antígona: o tema principal é o paralelo entre o direito natural, que dizia que todos os corpos deveriam receber as honrarias para que não ficassem perambulando pela cidade, defendido pela heroína e o direito positivo, que dizia que ninguém poderia contrariar o rei, defendido por Creonte. Além disso questões como a do amor, que faz com que Hêrmon contrarie o seu pai, o rei, não matando Antígona e provocando posteriormente a morte dos dois, além da morte da sua mãe e rainha que não aguentou ver o filho morto, são temáticas que aparecem no livro.

3- Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo. Considere também a explicação da maldição que recai sobre Édipo, na perspectiva da obra de Fenícias, de Eurípedes.

• Rei Laio: rei de Tebas, marido da Rainha Jocasta, pai de Édipo e homem que ouve uma revelação de um oráculo de que seu filho o mataria e se casaria com a mãe, achando melhor o matar antes de que a profecia se realizasse.

• Jocasta: rainha de Tebas, esposa do Rei Laio e mãe de Édipo. Após ficar viúva, quando Édipo mata o pai, se casa com o próprio filho, que ela acreditava que estava morto e os dois tem quatro filhos, duas mulheres e dois homens.

• Camponês: homem que o Rei Laio ordena que levasse Édipo para a mata e amarrasse os pés do menino numa árvore, o deixando pendurado até que as feras os atacasse. O camponês fica com dó da criança, a leva para casa, mas sem condições para cria-la acaba doando-a ao rei de Corinto.

• Políbio: rei de Corinto, que adota Édipo.

A maldição recai sobre Édipo porque o seu pai, Laio, já havia sido avisado pelo oráculo que não podia ter filhos. Caso o rei desobedecesse esse mandamento, ele seria morto pelo filho, o qual casaria com a sua mãe. Laio infringe essa regra e arrependido, manda matar o seu filho. Entretanto, o menino não foi assassinato e a profecia se concretiza.

4- Elabore um texto resumindo a tragédia Édipo Rei. (média 15 linhas)

Laio, rei de Tebas, é avisado por um oráculo que ele não podia ter filhos e que caso desobedecesse seria morto pelo filho, o qual casaria com a mãe. O rei infringe essa regra e depois se arrepende. Então, pede a um camponês que leve o seu filho para a mata, o dependure em uma árvore o deixe lá até que fosse comido pelas feras. O pastor fica com pena da criança, desobedece a ordem do rei e leva a criança até a cidade de Corinto, onde o rei Políbio o pegaria para criar.

Na cidade de Corinto, Édipo é tratado como filho do Políbio. Sem Édipo saber que era adotado, ele consulta um oráculo para saber sobre o seu destino e descobre que é matar o seu pai e casar-se com sua mãe. Para fugir da profecia, ela foge de Corinto. No caminho, é atacado pela tropa do rei Laio e para se defender, acaba matando o rei.

Édipo chega a Tebas, vence a Esfinge (monstro que é metade mulher e metade leão, que propõe desafios que ninguém consegue resolver). Édipo consegue solucionar o desafio e com isso é considerado um herói e é declarado o novo rei de Tebas, se casando com Jocasta, sua mãe biológica e tem quatro filhos, duas mulheres e dois homens.

Tebas é atingida por uma peste e um sacerdote pede a Édipo que descubra o motivo dessa tragédia. Édipo manda o seu cunhado Creontes para consultar um oráculo, o qual volta com a notícia que para que Tebas se libertasse da tragédia o assassino do rei Laio tinha que ser descoberto e expulso da cidade. Édipo se compromete a descobrir que foi o assassino, até que descobre que foi ele mesmo. Após as descobertas, Jocasta se enforca e ele lhe tira a visão.

5- Como os deuses são definidos na referida tragédia? Cite 3 fragmentos do texto que ilustram suas características.

Como na época em que o livro foi escrito os mitos eram a principal fonte de conhecimento do povo e sendo os deuses originados dos mitos, eles tinham poder sobre a vida dos personagens, eram uma força superior a tudo que influenciava diretamente nas decisões das pessoas.

“Zeus pai, senhor dos fúlgidos relâmpagos, esmaga esses Ares com teus trovões”

“O meu desejo, Apolo, é que dispares com teu arco dourado flechas rápidas, inevitáveis, para socorrer-nos, para nos proteger; o mesmo espero das tochas fulgurantes com que Ártemis percorre os montes lícios.”

“Faze também com que Ares potente que agora nos ataca esbravejando e sem o bronze dos escudos queima-nos vá pra longe, volte-nos as costas, procure o leito imenso de Anfitrite ou as revoltas vagas do mar Trácio, pois o que a noite poupa e o dia mata!”

6- Indique uma ideia ou uma passagem do texto que lhe chamou atenção? Justifique sua resposta.

“Pois vais saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com