TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Direito

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 9

Curso: Direito[pic 1]

Verificação:

Trabalho: ------------

Disciplina:  Direito Empresarial

Nota:

Turma:                                                               Data:

Professor: Marlo Thurmann Gonçalves

Nome legível:

Rubrica do Professor:

[pic 2]

Leia as instruções com atenção e responda as questões.

  1. Responder às questões com base no conteúdo das aulas, doutrina e legislação.
  2. O trabalho deverá ser entregue impresso no dia da prova P2.
  3. Responda as questões fazendo uso de caneta esferográfica.
  4. A interpretação dos enunciados faz parte do processo avaliativo.

  1. Acerca das fontes do direito do trabalho, assinale a alternativa correta:
  1. (   )         A Constituição Federal não é considerada fonte do Direito do Trabalho, eis que as regras de Direito do Trabalho encontram-se apenas nas leis ordinárias.
  2. (   )         As Convenções Coletivas de trabalho, por corresponderem à normatização entre sindicatos das relações de trabalho, são consideradas fonte do Direito do Trabalho.
  3. (   )         Os contratos de trabalho não são considerados fontes do Direito do Trabalho, eis que não podem contrariar o que está disposto em lei.
  4. (  )         O Código de Defesa do Consumidor é considerado fonte do Direito do Trabalho, por visar a proteger o direito dos hipossuficientes.
  5. (   )         Os regulamentos de empresa são considerados a única fonte do Direito do Trabalho, por regularem a conduta dos empregados nas empresas em que laborem.
  1. Sobre a relação de trabalho e a relação de emprego, assinale a alternativa correta:
  1. (   )         Relação de trabalho e relação de emprego são considerados sinônimos.
  2. (   )         Dentre os requisitos da relação de emprego está o da impessoalidade.
  3. (   )        Não há impedimento legal a que se estabeleça uma relação de emprego gratuita, sem pagamento de remuneração, se com isso concordarem as partes contratantes.
  4. (   )        A subordinação, como requisito da relação de emprego, significa a necessidade de que o empregador ofereça ou subsidie o transporte do emprego para o local de trabalho.
  5. (   )         A alteridade, como requisito da relação de emprego, significa o dever do empregador de assumir os riscos decorrentes da atividade.
  1. Assinale a alternativa correta acerca do contrato de trabalho:
  1. (   )         De acordo com a Constituição Federal, é proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos, exceto o de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade.
  2. (   )         Para que a relação de trabalho seja válida, é preciso que haja um contrato escrito.
  3. (   )        De acordo com a Constituição Federal, é proibido qualquer contrato de trabalho a menores de 18 anos, exceto na condição de aprendiz.
  4. (   )        Caso o empregado exerça trabalho proibido (em desacordo com as normas de proteção trabalhista), não serão reconhecidos direitos trabalhistas decorrentes da relação de trabalho.
  5. (   )         A legislação trabalhista não admite a prestação de serviço por meio de contrato de trabalho por prazo determinado.
  1. A respeito das figuras do fornecedor e do consumidor no Código de Defesa do Consumidor - CDC, assinale a alternativa correta:
  1. (   )        Apenas a pessoa jurídica é considerada fornecedor de produtos ou serviços.
  2. (   )         Os serviços prestados por entes públicos ou por eles concedidos à iniciativa privada não se enquadram como relação de consumo.
  3. (  )         Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, consumidor é tanto a pessoa física, quanto a jurídica, que utiliza produto ou serviço como destinatário final.
  4. (  )         Considera-se consumidor todo aquele que adquire produtos ou serviços de um fornecedor, independentemente da destinação dada ao produto ou serviço.
  5. (  )         Apenas pessoas físicas podem ser consideradas consumidoras.
  1. Acerca da responsabilidade dos fornecedores pelos produtos e serviços colocados no mercado, assinale a alternativa correta:
  1. (   )         O fornecedor não pode colocar no mercado produtos e serviços que causem risco à saúde ou à segurança dos consumidores, ainda que tais riscos sejam previsíveis em razão da natureza do produto ou serviço.
  2. (   )         O CDC prevê a responsabilidade objetiva (independente de culpa) de todos os integrantes da cadeia de fornecimento por problemas relacionados à segurança do produto ou serviço.
  3. (   )        A responsabilidade dos profissionais liberais por fato do produto ou serviço é objetiva, ou seja, independente de culpa.
  4. (   )        O CDC não prevê a responsabilidade do comerciante por fato do produto.
  5. (   )         O comerciante somente será responsabilizado por fato do produto se o fabricante não for localizado.
  1. A respeito das práticas comerciais, assinale a alternativa correta sobre o que prescreve o CDC:
  1. (   )         A oferta obriga o fornecedor, mas não integra o contrato.
  2. (   )         A oferta de peças de reposição pelo fornecedor de produto deve se manter apenas enquanto estiver sendo produzido referido produto. Finda a produção, cessa a responsabilidade de manter peças de reposição no mercado.
  3. (   )        O CDC veda qualquer publicidade onerosa por telefone, seja a ligação telefônica onerosa ou gratuita, partindo ou não do consumidor a ligação.
  4. (   )        Havendo recusa de cumprimento à oferta pelo fornecedor, o consumidor pode optar entre exigir o cumprimento forçado da obrigação, aceitar outro produto ou serviço equivalente ou rescindir o contrato, podendo postular indenização por perdas e danos.
  5. (   )         Como a publicidade não se confunde com o contrato firmado entre consumidor e fornecedor, não há qualquer vedação à realização de publicidades que induzam a erro o consumidor.
  1. Assinale a alternativa correta acerca do fornecimento de bens ou serviços no Código de Defesa do Consumidor:
  1. (   )         A remessa ao consumidor de produtos não solicitados por ele gera a obrigação de que sejam devolvidos ao fornecedor, sem custos ao consumidor.
  2. (   )         É ilegal a remessa de informações sobre débitos do consumidor a cadastros de restrição de crédito (SPC, SERASA, etc.), ainda que o débito efetivamente exista.
  3. (   )        As informações negativas em cadastros de restrição de créditos somente podem ser mantidas pelo prazo máximo de 30 dias.
  4. (   )        A cobrança de valores indevidos do consumidor dá o direito a que peça a restituição em dobro do fornecedor, independentemente de o consumidor ter efetivamente pago a quantia indevida.
  5. (   )         A emissão de orçamento prévio pelo fornecedor vincula-o pelo prazo de 10 dias de seu recebimento pelo consumidor.
  1. A partir do conceito de tributo, constante do art. 3º do Código Tributário Nacional, assinale a alternativa correta:

a.        (   )         Tendo o contribuinte praticado fato gerador de renda, é lícito ao Estado fazer incidir o tributo respectivo.

b.        (   )         O tributo pode ter por objeto uma obrigação de fazer do contribuinte, consistente em prestar determinado serviço anualmente ao Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com