TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO

Por:   •  19/11/2018  •  Dissertação  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

CAMPUS CARLOS LUZ - 220

MEDIAÇÃO

PROFESSORA CYNTIA CARNEIRO LAFETÁ

FORMAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO

Maria Clara Garcia

RA: 11612760

6N1 – 704

03/09/2018

ANÁLISE DE CASO  1

SOLUÇÃO DESTRUTIVA 

        Em um final de semana, Jorge decide ouvir música enquanto faz suas tarefas em seu apartamento, colocando-a em um volume muito acima do permitido no regulamento do condomínio. Seu vizinho, Pedro, procurando um momento para relaxar depois de uma semana estressante, sente-se muito incomodado com o volume do som e vai falar com Jorge. A resposta de Jorge a atitude de Pedro é que ele “vá cuidar da própria vida” seguido por várias palavras de baixo calão. Pedro responde a esse ato com mais gestos agressivos e os dois acabam brigando fisicamente, depois de Jorge dar um empurrão em Pedro. A sucessão de atos se desenvolveu em espiral de agravamento, tendo em vista que se Pedro tivesse recorrido ao síndico para a tomada de qualquer atitude, a agressão física poderia ter sido evitada.

        Caso seja ajuizada ação, no modelo deste conflito uma das partes perde (sendo o ofensor) e a outra ganha (sendo o ofendido).

ANÁLISE DE CASO  2

SOLUÇÃO CONSTRUTIVA 

Em um final de semana, Jorge decide ouvir música enquanto faz suas tarefas em seu apartamento, colocando-a em um volume muito acima do permitido no regulamento do condomínio. Seu vizinho, Pedro, procurando um momento para relaxar depois de uma semana estressante, sente-se muito incomodado com o volume do som e vai falar com o síndico, Marcelo. Este por sua vez, tendo competência para advertir Jorge sobre o fato, conversa com ele demonstrando que a sua atitude não está de acordo com o que é estipulado no regulamento do condomínio e que ele deve levar em consideração a coletividade. Após a conversa, Jorge percebe que está sendo negligente com relação aos vizinhos e abaixa o volume do som. A sucessão dos atos se desenvolveu de forma compatível com interesses inicialmente opostos, resolvendo o conflito de forma em que todos saem ganhando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com