TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Gestão e Negócios

Por:   •  13/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

FGN Faculdade de Gestão e Negócios

Aluna: Taíse de Jesus Campos

Curso: Psicologia                Semestre: 1

Aristoteles

Aristoteles nasceu em 384 antes de Cristo, em Estagira, na Macedônia. Foi enviado para a Academia de Platão, em Atenas, onde estudou e produziu filosofia durantes 20 anos. Nesse periodo Aristóteles tinha o objetivo de atacar a escola rival, de Sócrates. Com a morte de platão , Aristoteles mudou para Assos, onde hoje esta situado a Turquia, bem provável segundo pesquisas mudou-se por decepção de não ter sido escolhido para direitor da Academia. Após a mudança foi chamado para para educar o filho de Felipe II e permaneceu  por muitos anos nessa função. Em 322 antes Cristo o filosofo voltou para Atenas e fundou a própria escola, marcado por ser antiplatônica. Nesse mesmo período Aristóteles foi perseguido por ter sido professor de Alexandre, filho de Felipe II, fugiu para Calcis, onde acabou morrendo.

Alexandre tinha exercido a função de proteger a Grecia juntamente com Aristóteles na função de instrutor. Apesar do filosofo ter ensinado os principios para o tal principe, Alexandre não absorveu os ensinamentos e dedicou seu reinado a conquistar territorios de forma bruta, princípios opostos de Aristóteles, onde defendia  autodeterminação de democracia das cidades. Nessa caminhada de conquista de cidades as obras conquistadas pelo filosofo foi perdida e depois de algum tempo o que poderia ter feito foi a reorganização, onde voltaria a circular na Europa, na Idade Média, pelos invasores árabes quer preservou os livros.

De todos os pensadores da Grécia Antiga, Aristóteles foi o que mais influenciou a civilização. Até hoje o modo de pensar e produzir conhecimento é o mesmo de antigamneto, como o filosofo tinha ensinado. Ele foi o fundador da ciência que ficou conhecido como lógica e suas conclusões, que fiou conhecida até o século 17. A sua importância na educação também foi muito importante, mas de forma indireta, pois pouco dos seus textos foram compartilhaos atualmente. A contribuição dele para o ensino foi outros temas, que tem como ênfase foi a ética e a política, que sempre o objtivo era obter a virtude.

Um dos pensamentos de Aristóteles é que todas as coisas tem uma finalidade , segundo o filosofo isso que leva os seres vivos a imperfeição em semente e embrião e perfeição em maturidade e reprodução. Nem todos consegui concluir o ciclo, porém os seres humano só seria feliz e contribuiria melhor ao mundo, utilizando esses pensamentos que o mesmo acreditava. A organização social, política, educação, depedem dessa contribuição de perfeiçao e imperfeição que acreditava o filosofo.

Comparando Platão com Aristóteles eles não tinha o mesmo pensamento, o filosofo considerava o mais importante a familia, onde era o principal núcleo da organização das cidades e o priemiro contato de educação nas crianças. Pórem os governantes que atribuia o gerenciamento das funcionalidade das familias, para garantir que as crianças cresça com saúde e obrigações. Por isso o mesmo pensava que o estado era o único responsável pela educação.

A virtude era uma prática e não dado naturalmente. Para ser praticada constantemente precisaria ser um hábito. A inovação de Aristóteles era negar a existência do mundo supra-real, que era a ideia de Platão, seu grande professor.

A segunda inovação de Aristóteles foi no campo da lógica, segundo o mesmo determinar uma verdade com todos os componentes do grupo de coisas é a condição para construir um sistena teórico. Para criar o método mais seguro , ele desenvolveu um sitema conhecido como silogismo, onde consite em ser um argumento dedutivo constituído de três proposições declarativas que se conectam de modo que, a partir das duas primeiras, é possível deduzir uma conclusão. Um silogismo precisa de verdades, adiquiridas em duas proprosições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com