TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores da produção-Economia Politica

Por:   •  28/5/2015  •  Artigo  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM DIREITO - 2º PERIODO MATUTINO

Jordana Alves Braga

RESUMO DOS CAPÍTULOS 7 E 8 DO LIVRO ELEMENTOS DA ECONOMIA POLÍTICA

  • FATORES DA PRODUÇÃO
  • ORGANIZAÇÃO E TÉCNICA DA PRODUÇÃO

GURUPI - TO

MAIO DE 2015.

Jordana Alves Braga

RESUMO DOS CAPÍTULOS 7 E 8 DO LIVRO ELEMENTOS DA ECONOMIA POLÍTICA

  • FATORES DA PRODUÇÃO
  • ORGANIZAÇÃO E TÉCNICA DA PRODUÇÃO

                                                                 

Trabalho realizado à Disciplina de Economia Politica do Curso de Direito 2° Período, turno Matutino como pré-requisito para aprovação na Disciplina.

 Docente: Fernando Polleto.

GURUPI - TO

MAIO DE 2015.

FATORES DA PRODUÇÃO

O presente capítulo aborda questões econômicas a cerca da produção, o modo como os produtos que usamos são transformados até chegar ao estado de uso.

Há dois fatores originários da produção importantes neste processo, no qual a ausência de um desses elementos não se chegaria ao fim determinado, que são o homem e a natureza. Os recursos da natureza e as riquezas naturais são meios abundantes, porém, se não são colocados á disposição do individuo, eles não terão valor algum. É necessário um processo de transformação dos bens naturais em riquezas econômicas, por meio da inteligência e técnica.

A natureza muitas vezes não nos oferece o bem ofertado para ser utilizado em seu estado originário, para nossas necessidades. É preciso um processo transformativo chamado de produção econômica. O homem procura por meio dos recursos ofertados pela natureza para a satisfação das nossas necessidades, transforma-los e coloca-los a nossa condição de uso.

Na sociedade atual, a produção passou a ser um meio de objeto de trocas, no qual depende de um sistema de comércio e dos meios de transporte, que consiste não apenas em bens materiais, mas também na prestação de serviços.

Segundo Umbreiter, Hunt E Kinter “ A atividade produtiva é aquela na qual contribui, direta ou indiretamente, para a capacidade de satisfação de um bem econômico. Os bens econômicos são tanto mais valiosos quanto o seu conteúdo de utilidade acrescentado ao seu valor de troca, a produção assume um significado de aumento da utilidade contida num bem econômico ainda em seu valor monetário.

Os fatores dos elementos produtivos na sociedade atual, consiste no primeiro momento, do fator originário das riquezas econômicas, que são os bens encontrados na natureza. A produção, porém, não subentende apenas a transformação mediante a qual bens materiais adquirem suas formas físicas características; compreende também as atividades ou serviços que satisfazem direta ou indiretamente as necessidades humanas, constituindo bens econômicos. O trabalho, sob qualquer forma que se apresente, é considerado o verdadeiro agente produtivo. O capital representado pelos instrumentos de produção, seria o terceiro fator, derivado da união dos dois primeiros instrumentos de produção, sendo a matéria prima da natureza e o trabalho, que é entendido não apenas como o fator humano no processo produtivo, mas principalmente como fator ativo da produção, representando os serviços humanos que transformam os bens ou recursos naturais em riquezas econômicas, aumentando-lhes a utilidade e o valor. O capital não pode ser confundido com a moeda ou dinheiro, facilitadores da troca. São também representados por maquinas e equipamentos duráveis, caracterizando a maquinofatura, substituta da manufatura, que utilizava métodos e processos manuais e primitivos de produção.

O trabalho como fator produtivo é o desenvolvimento ordenado das energias humanas dirigido para um sentido econômico. Representa o fator ativo da produção e é considerado o seu verdadeiro agente. O homem, para poder subsistir e evoluir material, intelectual e moralmente, deve trabalhar, desenvolvendo esforços e energias. O trabalho representa a atividade racional humana, atuando sobre bens naturais ou matérias-primas, utilizando-se de instrumentos de produção ou meios de trabalho.

O trabalho pode ser físico, manual ou corporal, que transforma inicialmente a posição dos objetos, desloca as matérias- primas ou elementos constitutivos da matéria natural.

Há portanto, sistemas de trabalho como a escravidão, que significa completa subordinação do trabalhador, considerado como coisa ou simples instrumento econômico. A servidão é outro sistema que representa uma fase intermediaria entre a escravidão e o regime da liberdade contratual do trabalho.

Com a grande indústria surgiu então, o sistema de liberdade de trabalho, quando finalmente as condições da prestação de serviços passam a ser livremente estipuladas, já sem os impedimentos regulamentares das corporações de oficio. O trabalhador, então, ficou também livre para escolher a sua profissão de acordo com a sua vocação.

Com isso, surgiu a divisão do trabalho que seria uma consequência das multiformes inclinações e aptidões dos homens. Constitui mais que uma lei econômica ou um fato natural. Significa especialização de funções. Representa uma cooperação.

   No capitalismo, o sistema econômico se caracteriza pela predominância do capital na vida econômica. O capitalismo é, antes e acima de tudo, uma técnica da produção, caracterizando-se por produzir principalmente bens de produção, diferentemente de bens de produção, diferentemente do que ocorria na economia medieval, em que se produzia quase que exclusivamente bens de consumo.

A produção, com o capitalismo econômico e financeiro, passou a visar antes o interesse exclusivo dos detentores dos consórcios industriais do que o bem geral ou coletivo. Os defeitos e males do capitalismo não são decorrentes da sua estrutura, mas das falhas da sua aplicação. O que devemos combater, no capitalismo, é a sua psicologia, de todo contrária aos princípios humanistas e cristãos. A ambição do ganho, erigida como seu lema, determinou a exploração do homem pelo homem, aguçando o egoísmo e transformando a riqueza como um fim em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com