TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feminicídio No Brasil: Aplicação Do Direito Penal Como Instrumento De Combate À Violência De Gênero

Por:   •  4/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 2

                               

[pic 1]

                               

FEMINICÍDIO NO BRASIL: APLICAÇÃO DO DIREITO PENAL COMO INSTRUMENTO DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

[pic 2]

CAMPINAS

2023

[pic 3]

FEMINICÍDIO NO BRASIL: APLICAÇÃO DO DIREITO PENAL COMO INSTRUMENTO DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO




[pic 4]

CAMPINAS
2023

  1. A PROBLEMÁTICA

        Sabe-se que o feminicídio é homicídio qualificado por razão de condição de sexo feminino. A partir disso, indaga-se: Como o direito penal está combatendo o feminicídio no Brasil?

2. OBJETIVOS

2.1.  OBJETIVO GERAL

Abordar de forma sistematizada o feminicídio, compreendendo como o resultado da omissão por parte da sociedade como um todo e ao mesmo tempo como processo decorrente da violência de gênero.

2.2.  OBJETIVO ESPECÍFICOS

        Versar sobre as discussões sobre as alterações promovidas pela Lei nº 13.104/2015, bem como a Lei 13.771/2018, no intuito de evidenciar com base na estatística existente a necessidade de conferir visibilidade ao feminicídio. Ademais, identificar quais são as principais vítimas.

  1.  JUSTIFICATIVA

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos crimes com maior índice é o feminicídio. Sendo um delito cuja repercussão é silenciada, praticado independentemente de classe, cor, cultura e raça. Tal crime, é cometido contra mulheres e justificado pelo desprezo, ódio e até mesmo sobre a ideia que alguns homens possuem em que as mulheres são submissas a ele.

 O crime de feminicídio é de suma importância ser estudado e compreendido, tendo em vistas que as normas sociais são instituídas sobre valores morais, que atribuem à mulher uma posição de inferioridade perante o homem que a tem como objeto. Tais ações, prejudicam diretamente a mulher, bem como geram várias consequências na sociedade.

Diante disso, o presente trabalho tem o intuito de explicar o crime de feminicídio, e quando ele é atribuído, além de compreender que tal crime pode ser cometido por meio sexual ou como resultado da violência doméstica. Com isso, garantir para todas as mulheres os seus direitos e segurança, através da igualdade perante a sociedade com relação ao sexo oposto.

  1.  METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada no presente trabalho, será uma revisão de Literatura, onde serão pesquisados livros, legislações, jurisprudência, artigos, por isso, será uma pesquisa qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com