TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Karl Max

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Andrielly Timotio Hoffmann N° 1619408

RESUMO: KARL MARX 1

Marx acreditava que a razão não era só um meio de apreensão da realidade mas também ajudava a construir uma sociedade mais justa, possibilitando aos seres humanos chegarem o mais perto possível da perfeição. Marx e Engels contrariam a critica religiosa de Feuerbach, que consiste que o próprio homem inventa e acaba acreditando as forças divinas e se alienam por si próprio, e assim articulam a dialética e o materialismo. Marx e Engels acreditavam que para extinguir a alienação era preciso uma transformação por meio da ação política no processo de vida real.

Marx se refere à produção “num estágio determinado do desenvolvimento social [que] é a produção indivíduos vivendo em sociedade”, as forças produtivas e as relações de uma sociedade e o que forma sua estrutura, e as relações sócias segundo ele também são obras do homem.

Superestrutura é outra espécie de produção de coisas que não tem forma material, e a transformação da base econômica a altera. As leituras economicistas do pensamento de Marx determina que a superestrutura tem um peso determinante na estrutura.

Marx distingui que as classes são um conjunto de pessoas que compartilham um objetivo, e que se organizam para defender seus propositos.

A sociedade capitalista resumida em uma expressão, “sua riqueza é a mercadoria”, composta por dois fatores, “valor de uso e valor de troca”, e existência do mercado implica nas relações de produção capitalista.

Para Marx o fundamento da alienação encontra-se no trabalho, pois ele se torna uma obrigação a quem não tem meios de produção e só o resta vender sua atividade, mostrar o caminho da humanização é o propósito ultimo da crítica-prática, usando a produção segundo sua necessidade e vontade.

A revolução aconteceu com a mudança de algumas classes, onde os oprimidos foram os principais agentes de mudanças, assim eles virando opressores, renovando a sociedade sobre outra estrutura. Para Marx “de todos os instrumentos de produção, a maior força produtiva é a própria classe revolucionária”, e o comunismo da inicio a uma nova vida social, acabando com a “a pré-história da humanidade”.

O marxismo analisa as formas de sociedades humanas e o que a compõe, com muitas idéias e algumas até equivocadas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com