TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro a Revolução dos Bichos

Por:   •  2/4/2020  •  Ensaio  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE SOCIAL DA BAHIA    

Ciência Política e Teoria geral do Estado

Docente: Carolina Orrico

Discente: Tiara Benjoino

Fichamento do livro a revolução dos bichos

A fábula escrita por George Orwell possui dez capítulos que narram a revolução de um grupo de animais, durante a narração podemos perceber claramente o impacto que o poder tem sob as nossas vidas, o sentimento de ambição e a busca pelo poder levam os porcos, a esquecer dos princípios e motivos que os levaram até a Revolução, isso nos leva a refletir sobre a maneira que executamos o poder em nosso cotidiano. A revolução dos bichos começa quando os animais da granja, liderados pelo porco o Velho Major, assumem o poder que   antes era executado pelo dono Sr Jones (o humano). A rebelião foi aguçada devido as condições precárias de trabalho, a falta de liberdade, e crueldade   que os animais eram submetidos diariamente, e foi na tentativa de transformar este cenário que tudo começou. Mas o Animalismo, que passa a denominar o sistema e as regras que o regem, se transforma à medida que os interesses dos porcos vão mudando, com isso, até as os sete mandamentos que foram criados para nortear a Revolução e ditar regras de convivência são mudados com o passar do tempo, e os animais seguem inertes ao sistema que só manipula e explora.

Parte 1:

A Granja solar pertence ao Sr Jones, e fica localizada em uma cidade da Inglaterra, uma certa noite após os trabalhos, o porco Velho Major reúne os animais no celeiro afim de relatar um sonho revolucionário que tivera, em seu sonho, os humanos já não faziam parte da convivência com os animais.  Citados os problemas das condições precárias de trabalho, da crueldade dos humanos para com os animais e da falta de liberdade exercida pelos animais dentro da granja o velho Major conclui que o homem é o único responsável por todos os males causados aos animais e em consequência disso vê-lo como sendo o único inimigo dos animais, visto que todo o produto do trabalho dos animais vão para o ser humano, salientando ainda a necessidade de uma rebelião para extinguir os humanos da terra.

Parte 2:

Após três dias desta reunião, o velho Major vem a óbito enquanto dormia, e seu sonho de liberdade foi passado para os outros porcos da granja. Bola de Neve era ativo, criativo e bom com as palavras, Napoleão era pouco falante, mas tinha a reputação de uma grande força de vontade, enquanto Garganta, o porquinho castrado, era destaque na capacidade de persuasão entre os animais. Os três organizaram os ensinamentos do Velho Major em um sistema que denominaram de Animalismo.

 Então, Bola de Neve e Napoleão tomaram a frente da revolução, comandavam as reuniões secretas para travar estratégias para a tão sonhada rebelião. A princípio encontram resistência por parte de alguns animais que viam o Sr Jones como autoridade maior e tinham medo de se rebelar contra ele. Mas o próprio comportamento do Sr Jones fizeram com que os animais mudassem de ideia, após um dia inteiro de trabalho árduo os animais foram dormir com fome, isso foi a gota d’ agua para a revolta aumentar, uma das Vacas com fome rebentou a porta do celeiro com seus chifres e os animais a seguiram em busca de alimento. O Sr. Jones que dormia até então, acordou com o barulho e com a ajuda de auxiliares, buscou resistência contra o motim dos animais, porém foi detido e escorraçado da granja junto com os demais humanos que ali viviam. Os animais comemoraram a vitória da primeira rebelião seguida da expulsão dos seus inimigos, tornando-se a partir de então os únicos donos da Granja do solar.

Parte3:

Após a rebelião os bichos se organizaram e começaram a trabalhar duro, cada um trabalhava conforme a sua habilidade, apenas os porcos sabiam ler e por isso assumiram o comando do grupo. Então, Bola-de-Neve apaga o nome da Granja, e escreve no lugar Granja dos Bichos, os princípios do Animalismo foram resumidos em sete mandamentos, o qual deveria reger a vida na Granja para sempre.

Os mandamentos:
1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. O que ande sobre pernas, ou asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupa.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais.

Parte 4:

Diversos granjeiros começam a temer a revolta de seus bichos, ao fim do verão a vitória dos animais na revolução era notícia em toda a região, assim como o sucesso do trabalho desenvolvido na Granja. No início de outubro toda a lavoura de trigo havia sido recolhida, Jones seus homens e mais alguns homens de Foxwood e Pinchfiels (proprietários de granjas locais que decidiram ajudar Jones) tentaram tomar a Granja de volta, Bola  de Neve muito esperto tinha lido alguns livros que foram do Sr Jones, entre eles um livros de Júlio Cesar e algumas campanhas militares, o que facilitou a elaboração de um plano de defesa, dada as ordens  aos demais animais ele partiu para o ataque dando de cara com o Sr Jones que foi ferido no confronto e caiu num esterco. Os animais, já preparados, conseguem conter a revolta, que chamaram de Batalha do Estábulo, todos os homens haviam fugido, Sansão o cavalo matou um homem e lamentou, pois não queria matar a ninguém.

Parte 5:

Tudo transcorria bem nos meses seguintes, chegou o inverno, e em janeiro piorou, pois a terra estava dura e não permitia o trabalho no campo, Bola de Neve teve a ideia de construir um moinho de vento que poderia criar energia elétrica, facilitando o trabalho árduo e aumentando a produção da granja,  Napoleão era sempre do contra, para ele os animais deveriam naquele momento dedicar seus esforços para a produção de alimentos.
Nesse mesmo dia houve uma reunião com todos os animais do celeiro, fizeram uma eleição do líder da granja, e apesar da maioria ser a favor de Bola de Neve, Napoleão armou um plano certeiro para que Bola de Neve seja expulso da granja e taxado de traidor, teve uma discussões entre bola -de -Neve e Napoleão, o resultado foi a expulsão de Bola de Neve do celeiro, pois Napoleão ordenou que os cachorros fossem para cima de Bola de Neve, que fugiu numa carreira só. Garganta, por ordem de Napoleão, discursa para os outros bichos afim de convencê-los de que Bola de Neve roubara as ideias de Napoleão, e que este era um porco inteligente e honesto.  A Vaca Mimosa foge para viver entre os humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com