TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Penal filme doze homens e uma sentença artigo de opiniao

Por:   •  13/3/2017  •  Artigo  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

Relacionar o filme com um tema atual, exemplo uso das forças armadas do RS ou operação lava jato.

Artigo de opinião ou crônica.

Operação lava jato, investigação da Polícia Federal do Brasil que tem sido repercutido em todo o País, que apurou esquema de lavagem de dinheiro suspeito de movimentar mais de dez bilhões de reais. É considerada pela PF como a maior investigação de corrupção da história do Brasil, tendo sua fase ostensiva iniciada em março de 2014 com o cumprimento de mais de cem mandados de busca e apreensão, prisões temporárias, preventivas e conduções coercitivas.

Tendo grandes nomes políticos envolvidos, entre governadores, ex -presidente, senadores, empresários, grandes empreiteiras do País.

Todos os acusados de corrupção devem ser investigados, independentemente de partido político, o juiz responsável Sergio Moro, procuradores e policiais federais, vem desempenhando um grande papel.

Sabe-se que o país tolera o analfabetismo, a baixa qualidade da educação, o sistema precário de saúde, a violência e criminalidade. Elegemos políticos que julgamos confiáveis, que infelizmente após eleitos mostram-se corruptos, que ao invés de buscar a qualidade de educação criando escolas, programas educativos para que as crianças possam aprender a ler e escrever, desviam as verbas, gerando um efeito cascata que culmina nas altas taxas de criminalidade.

Em vez das crianças e adolescentes permanecerem nas escolas, estão na rua aprendendo coisas erradas.

A população não alfabetizada sofre com o desemprego, o que leva grande parte a furtar, roubar, matar e traficar. A penitenciaria é precária, lotada de presos, que com certeza se muitos ali estivessem estudado teriam procurado uma vida melhor.

O filme 12 homens e uma sentença traz a notícia de um crime cometido supostamente pelo filho, o qual 12 jurados deverão decidir a sentença, que de início os 11 quer dar a decisão sem mesmo ter convicção de que o jovem é inocente. Até que um jurado, que ao meu ver, desempenhou um papel brilhante em todo o tempo, trouxe ideias conversou e demonstrou a todos que faltavam provas suficientes para acusação e condenação do jovem, não bastando supostos relatos de testemunhas e sim materialidade do crime. A prova de que era acusado. Sendo o veredicto absolvido.

Na operação lava jato há a delação premiada que é o benefício legal concedido a um criminoso delator, quando este aceita colaborar na investigação ou entregar seus companheiros. Ela pode beneficiar o acusado com: diminuição da pena de 1/3 a 2/3; cumprimento da pena em regime semiaberto; extinção da pena; perdão judicial. Benefícios esses que não deveriam ter, a partir do momento que um político ou empresário, cidadão, sabe quem está agindo com má-fé com ilegalidade deveria dizer a verdade ajudando o judiciário a desvendar sem receber benefícios.

O que se sabe, que ainda há muito o que investigar, existem muitos políticos corruptos, empresas empreiteiras, que ainda não estiveram suas máscaras escancarada.

Partindo do filme, tivemos procedimento semelhante, o impeachment da Dilma Rousseff o qual houve denúncia de crime de responsabilidade contra alta autoridade do poder executivo que foi impedida de continuar em seu mandato, sendo investigada. Para o impeachment ocorrer houve votações na câmara dos deputados e votação dos senadores. Se a presidente deve perder ou não o mandato. Em seguida, se ela deverá ficar inelegível e impedida de assumir função pública por oito ano. Onde os senadores aprovaram o impeachment.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com