TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro ''O que é participação política'' - Dalmo de Abreu Dallari

Por:   •  16/4/2016  •  Bibliografia  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  3.317 Visualizações

Página 1 de 6

Fichamento do livro ''O que é participação política''

- Dalmo de Abreu Dallari

O que é política?

A palavra política é de origem grega, utilizada principalmente por escritores e filósofos da Grécia antiga.

Polis é uma palavra de origem grega com significado de cidade, onde vivia a sociedade.

Como o homem sempre vive acompanhado de outros, compondo uma sociedade, para Aristóteles ele pode ser considerado um animal político e diz também que esse fato vem da própria natureza humana.

Assim pode-se definir a política como o convívio em sociedade, a organização que ocorre na vida em conjunto na polis.

A sociedade natural necessita extremamente de política e também de organização para atender a uma necessidade da natureza humana.

Sendo assim política pode ser definida como a palavra final para problemas que ocorrem de interesse coletivo, alguns estudiosos definem a política como o poder do Estado.

A vida do ser humano, integrado e organizado dentro da sociedade está ligada a política, porém o estudo da organização destas decisões também está vinculado a política.

A visão política ao tomar uma decisão sempre tende a abranger a sociedade, visa um bem coletivo. Quando existem mais de uma ideia para o bem do grupo, os fatos devem ser unidos e tirando assim conclusões que possam dar sentido e força para o grupo atinja um objetivo em comum.

Qualquer organização que tem como prioridade o bem de um grupo de pessoas, e tem o poder de atingir positivamente produzindo algum efeito de funcionamento e objetivos para a sociedade, pode ser considerada ''Organização Política''.

O homem animal político:

Assim como dizia Aristóteles, desde o momento do nascimento do ser humano até sua morte, ele não vive sozinho, assim como os animais, ele vive em sociedade, depende do bem coletivo para sobreviver, por isso o termo ''animal político''. Animal por nascer já juntamente à sociedade, ao grupo, e político por ter participação na sociedade e visar o bem do grupo (na teoria) em suas ações.

O homem é o único animal que não consegue viver sozinho na sociedade. Até mesmo para manter sua alimentação, o ser humano precisa de auxílio do grupo em que vive.

Existem também necessidades afetivas, psicológicas e espirituais, que só podem ser atendidas se houver o convívio do ser humano em sociedade. A partir do momento em que nasce, o homem é um ser social por natureza.

Quando nascemos aparentamos ser todos iguais, e podemos dizer que é nesse período que existe maior igualdade entre os seres humanos, pois depois que amadurecemos, crescemos e vivemos a vida, tomamos nosso próprio caminho e por mais que possuamos a mesma educação, seguimos nossa própria linha de raciocínio, assim apresentando diferentes comportamentos e reações em determinadas situações.

O ser humano nasce igual, porém adquire sua própria liberdade de expressão com o tempo, seu modo de pensar se torna único, todavia é da natureza do homem viver em sociedade e muitas vezes acabam ocorrendo conflitos por causa dessas divergências de raciocínio. Podemos chamar assim então de diferenças de individualidades, e tal conflito, pode ser considerado normal, sabendo que vivemos em uma sociedade de homens livres.

Se o homem é um animal político, que necessita viver em sociedade, porém possui característica de individualidade, é preciso encontrar uma forma de organização social que solucione as divergências, diminuindo assim os conflitos que podem se tornar graves.

Independente de cor, raça e poder aquisitivo, o ser humano nasce com direito a liberdade e igualdade, onde uma parcela não pode decidir por outra, a individualidade deverá ser respeitada, todavia não poderá uma parte da sociedade decidir e dar a palavra por toda a organização social.

Problemas políticos: Problemas de todos

Viver em sociedade não é uma tarefa nada fácil e pode levar a consequências muito sérias. Um exemplo é que devemos reivindicar tanto os interesses de uma parcela das pessoas, sem deixar de lado os interesses de outras, deve existir um equilíbrio de extrema importância, para que não ocorra imparcialidade.

Na sociedade existem interesses sociais e coletivos em que os indivíduos são considerados ''um todo'', e não isoladamente.

Apesar de iniciar por um indivíduo, os interesses políticos são problemas de todos. Perturbar uma ordem social pode-se considerar um problema político, porque irá afetar toda a convivência das pessoas na sociedade.

As decisões políticas tomadas irão trazer sem dúvidas, efeitos sobre o conjunto da sociedade.

Então pode-se classificar um problema político, como um problema social, que envolve todo o conjunto, e que possui responsabilidade de todo o grupo.

Quando existem problemas em um grupo, todos os membros devem mostrar interesse e voz ativa, para que assim seja solucionado e assim chegar mais perto do agrado de todos, do contentamento coletivo da polis.

A necessidade de tomar decisões

É também da natureza humana ter liberdade de expressão e voz ativa para tomar suas próprias decisões, e não é diferente na sociedade, essas decisões podem ser tomadas visando somente o seu próprio benefício, ou o benefício do grupo em geral. Para que isso aconteça, existem decisões que devem ser tomadas conjuntamente.

A polis é uma sociedade, um conjunto, o homem já nasce fazendo parte de um grupo, e ao não se interessar, fugir de suas responsabilidades, falta de comprometimento social, acarreta em prejuízos tanto a si mesmo, quanto aos outros que compõe o grupo.

Como o próprio título desse capítulo diz, é necessário tomar decisões, a decisão também faz parte da natureza do ser humano, e é de fato inevitável na vida das pessoas.

O homem nasce igual, porém se desenvolve e segue sua própria linha de raciocínio e pensamento, e mesmo necessitando por natureza viver em grupo, existem indivíduos egoístas e audaciosos, querendo tomar um rumo visando o próprio benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com