TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro: O que é Política, de Wolfgang Leo Maar.

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Terra Nordeste - FATENE

Disciplina: Português Jurídico

Professora: Susy Anne Almeida Cabral

Aluno: Ilan Peres de Sousa

Matricula: 20191020331

Resumo: Lição 27 As Informações Implícitas (PLATÃO & FIORIN, 2007)

        De acordo com o que está posto na lição 27, as informações implícitas contidas em determinados textos trazem para o leitor um ar de mistério, pois cabe a ele compreender o que está por trás de determinada informação apresentada. Logo no inicio da lição os autores apontam que o leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas, ou seja, é aquele que consegue captar significados e informações importantes dentro do texto.

        Outro ponto de extrema importância para a compreensão é a questão do pressuposto que permite que o leitor faça uma rápida interpretação e tire conclusões sobre aquilo que foi dito no enunciado. Conforme os autores os pressupostos são marcados, nas frases, por meio de vários indicadores linguísticos, como: certos advérbios, certos verbos, orações adjetivas e adjetivos.  

        Os subentendidos como afirmam os autores, dizem respeito as insinuações escondidas por trás de uma afirmação exposta. Os subentendidos se diferenciam dos pressupostos em um aspecto muito importante, já que o pressuposto é tido como uma informação indiscutível tanto para o falante quanto para o ouvinte da mensagem.

        O subentendido de maneira simples também serve para que o falante possa se proteger de uma informação que foi dita, ou seja, o falante expõe a mensagem, mas busca não se comprometer com o conteúdo contido na mesma.

 

        Caucaia, 13 de abril de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com