TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre plagio

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  1.508 Visualizações

Página 1 de 3

                                    FICHAMENTO DE CONTEUDO

GOLÇALVES, Heloisa helena Leal, NOLDIN, Pedro Henrique Pizza, GOLÇALVES, Claudio Cesar.  O recurso de plágio em trabalhos acadêmico-científicos: um tema em questão. Revista da Unifebe, nº 9, Santa Catarina, 2011.

 

  • Crime do Plágio.

A facilidade de acesso online a produtos intelectuais que divulgam resultados de pesquisas, textos científicos, ideias, frases e conceitos tornou-se preocupação social, especialmente, a acadêmica, o que se denomina de crime de plágio.  (pág. 1)

“A questão do crime do plágio causa polêmica e é interpretada como a morte acadêmica. Um tema de importante reflexão e conscientização a ser debatido em tempos aonde o fácil acesso as informações, se tornou comum o desenvolvimento do plágio.”

  • Plágio e Violação de Autoria

O plágio e a violação de direito autoral, “se refere diretamente, à obra intelectual e o direito que seu criador exerce sobre ela”. O termo plágio tem origem do latim plagiu que significa oblíquo, indireto, astucioso e sua origem etimológica aponta para um ato de má intenção, um recurso que compromete a garantia da propriedade intelectual.  (pág. 3 e 4)

“O ato de Plagiar é imitar a obra alheia, reproduzir qualquer conteúdo ou arquivo e se denominar autor do mesmo, dessa forma, não somente o plágio e a violação de autoria requer atenção, mas também o exercício do autoplagio.”

  • O olhar Jurídico e a violação da autoria na produção textual

O olhar jurídico frente à prática do plágio ou violação de direito autoral se desdobra em diferentes olhares: dos constitucionalistas, dos civilistas e dos penalistas protegendo-os legalmente através da Lei nº 9.610/98, em seus artigos 7.º, 22, 24 e incisos I, II e III, e ainda, artigo 29, inciso I. Contudo, no artigo 46, inciso III, o mesmo documento defende que “a menção, desde que referenciada a autoria com todos os indicativos de consulta, não se constitui em ato ofensivo, capaz de caracterizar o plágio” (BRASIL, Lei 9.610, 1998). (pág. 6)

“A violação de direto autoral e constituída por três diferentes olhares sendo: constitucionalista, civilistas e penalistas, tratando o autor como criador de determinada obra, preservando e garantindo a informação correta para os demais, nos trabalhos acadêmicos.”

  • Interatividade virtual: informação, escrita e plágio

Não obstante, da mesma forma que a internet possibilita a disseminação do plágio, poderá também ser utilizada como uma ferramenta de identificação deste tipo de ato ilícito. Através de softwares como o Safe Assign 20 “é possível descobrir se um texto ou parte dele foi plagiado”. Este tipo de programa compara o texto com bilhões de sites da internet localizando similaridades entre eles. Após a busca, “o programa gera um relatório que indica as coincidências 21 encontradas entre os textos”. (pág. 8)

“Com a internet o acesso à informação ficou mais fácil, com infinidade de fontes de consultas sobre diferentes temas e áreas, o mundo virtual evolui a cada instante surgindo aspectos positivos e negativos, falta de consciência dos acadêmicos em relação ao assunto sobre o plágio alheio.”  

  • Saberes iniciais para a ciência e elaboração de trabalhos acadêmicos

Orientação interessante para praticar a escrita de trabalhos acadêmico-científicos é a utilização das regras de citações. O Caderno de Ensino da Univali22 (2006, p. 45) define que a prática da citação é “a ação de descrever ou mencionar, conteúdos ou informações, contidas em um texto e extraídas de outra fonte para dar sustentabilidade teórica e empírica a um trabalho apresentado na universidade”.  (pág. 9)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com