TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamentos: CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário, Capítulo XII – Crédito Tributário e Lançamento. Itens 4 a 25 (inclusive)

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Discente Efetivo – TDE – 1ª Sumarização

Fichamentos:

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário, Capítulo XII – Crédito Tributário e Lançamento. Itens 4 a 25 (inclusive):

No que diz respeito a natureza do crédito tributário, no que tange ao crédito e obrigação, primeiramente se faz necessário pontuar a definição de crédito tributário, que pode ser explicada como o momento em que acontece no mundo dos fatos a situação hipotética descrita na regra matriz capaz. Tal situação faz com que o sujeito ativo possa vir a cobrar prestação em moeda ou outro valor que se possa exprimir em relação ao sujeito passivo, sendo tal fato o crédito tributário.

Para que a obrigação tributável se torna um crédito tributário esta deve ser devidamente lançada. É importante ressaltar a diferença entre o mundo do ser e do dever ser, sendo que entre esses dois mundos encontra-se a vontade do destinatário, sendo que incumbe ao legislador aproximar os dois mundos.

O lançamento, como procedimento administrativo privativo da autoridade administrativa, tem por objetivo verificar a ocorrência do fato gerador, bem como a matéria tributável, definindo o montante e o sujeito passivo. Sobre o lançamento e a teoria e a teoria dos atos administrativos, tal teoria abre riquíssimo leque de estudos acerca do lançamento.

Conceituando ainda o lançamento, este é composto por jurídico administrativo, sendo que lançamento é ato jurídico e não procedimento. É por muitas vezes o resultado de um procedimento jurídico, mas não o procedimento em si.

O lançamento pode ainda ser provisório ou definitivo. O lançamento provisória pode ser definido como aquela que comporta possíveis alterações, no âmbito da própria administração, provocadas pelo sujeito passivo. Porém, estudo aprofundado sobre o tema não comporta tal definição amplamente difundida. Isto porque, se o lançamento é ato administrativo, a partir do momento que atinge seus requisitos passa a ingressar no sistema, integrando-o.

Ademais, sobre a distinção de lançamento e auto de infração, tem-se que ambos são introdutores de uma norma individual e concreta, sendo que o lançamento antecede um licito e o auto de infração um delito.

SABBAG, Eduardo. Manual de Direito Tributário - Capítulo 23 – Crédito Tributário. Itens 1 a 2.5 (inclusive)

O crédito tributário pode ser descrito como o momento da exigibilidade da relação jurídica tributável. O surgimento, que ocorre com o lançamento tributário, permite definir o crédito tributário como obrigação tributária lançada, Da análise do art. 142 do CTN, tem-se que o lançamento seria um instrumento capaz de conferir exigibilidade a obrigação tributária. Com isto, pode qualifica-la ou desqualifica-la. E é por meio da atuação do fisco, por meio do lançamento, que esta obrigação se tornará liquida e exigível, ou seja, com o lançamento ocorre a formalização do crédito tributário.

Ademais, pergunta-se se o lançamento seria um ato administrativo ou um procedimento administrativo. Por conseguinte, se exprime do art. 142 do CTN que o lançamento seria um procedimento administrativo. Sabendo-se que procedimento é um conjunto de atos, grande parte da doutrina defende que o lançamento seria ato administrativo, haja vista o momento que se individualiza o crédito se da apenas em um único ato.

É importante salientar a natureza mista do lançamento, que ao mesmo tempo é constitutivo e declaratório. O lançamento é ato administrativo, e quando se fala de suas modalidades é possível observar uma maior participação ou não do contribuinte no ato de constituição do crédito tributário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com