TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosia do Direito

Por:   •  6/9/2016  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Filosofia do Direito.

Resumo

Curso de Filosofia do Direito (Introdução)

Importância da filosofia.

A filosofia como um todo estuda o comportamento humano de acordo com Pitágoras filosofia é para quem busca encontrar a sabedoria, busca entender a ação e observação.

A ação é compreendida como uma pratica de humanos que na maioria das vezes seguem tradições milenares que ao chegar a certo ponto se tornam atitudes impensadas e sem raízes. Complementam que ação esta ligada a decisão, decidir não é o problema, o problema esta em repensar certas atitudes que mesmo tomada às decisões incorretas será valido, pelo comprometimento.

 “Agir é responder por condutas positivas ou negativas a estímulos de diversas naturezas (morais, econômicos, jurídicos, afetivos, religiosos...)” (bittar,curso filosofia do direito,p.21)

Entretanto é preciso buscar as causas, investigar os fundamentos, para a filosofia a atitude  que pensa , e tipicamente filosófica , destaca as origens, analisa as consequências dentre outros. Trata daquela atitude que absorve pela observação, é racional, lógica, dedutiva, indutiva e dialética, estabelece relações aos acontecimentos por eles estudados.

 Ao lançar a pergunta se os filósofos podem modificar o mundo, deixa claro que isso ocorre de forma indireta porque ao lançarem suas ideias elas são recebidas, divulgadas e deixam com que as pessoas comecem a questionar alguns vícios habituais. Os filósofos agem por intermédio do pensamento.

Não somos porem somente seres pensantes. Somos, também, seres que agem no mundo, que se relacionam com outros seres humanos. (Chaui,Convite a filosofia.1999,p,14)

A multiplicidade do saber humana demanda que sejam identificadas em algumas categorias básicas que demonstram a variabilidade do homem na aplicação de sua razão e de suas capacidades anímicas, sendo elas o senso comum, a religião, a técnica, a ciência e a filosofia são as principais e mais evidentes formas de destaque das categorias culturais humanas.

A filosofia se espalha por diversos campos infinitos de compreensão, á medida que são intermináveis os saberes, e suas distensões teóricas são as que seguem: Ética, lógica, estética, epistemologia, filosofia, metafísica, historia da filosofia, filosofia da historia, filosofia da linguagem.

Principais representantes da filosofia ocidental foram: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Demócrito, Protágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Zenão de Cítio, Epicuro, Plotino, Agostinho de Hipona, Aberlado, Tomas de Aquino, René Descartes, Voltaire, Francis Bacon, Karl Max, Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Jean-Jacques Rousseau dentre outros.  (Método, ciência, filosofia e senso comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com