TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Geral e do Direito

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.855 Palavras (12 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 12

Pesquisa Acadêmica de Filosofia Geral e do Direito

Aluna: Maria de Fátima Guedes Dias

INTRODUÇÃO

1. Estudamos o modelo de racionalidade científica;

2. E a partir desse estudo em que o direito é uma ciência

3. Estudamos o modelo de racionalidade argumentativa.

4. Em que medida o direito é uma prudência.

Vimos que o direito é em parte científico, a parte da sua construção especialmente do direito codificado (ou seja, os códigos: Penal, Civil), para garantir a sistematização / sistematizada da lei, mas a prática processual do direito ela é prudencial, ela é argumentativa.

Para estudar a lei o que precisamos estudar? A estrutura teórica em cima da qual a lei foi construída. Depois olhar essa construção. Mas como eu vou olhar a lei? Se olha a lei através da distribuição dos temas dentro dela. Mas aonde encontro isso? No índice. Aí ver a estrutura. Aí observa como a lei está estruturada.

1. Comente a afirmação: “o conhecimento é uma reconstrução linguística da realidade”.

R = O conhecimento é uma reconstrução linguística da realidade. Logo, o conhecimento é uma maneira de formular linguisticamente o mundo ou de reconstruir o mundo na linguagem, usando enunciados descritivos. Todo o conhecimento seja ele científico, seja ele vulgar. É uma reconstrução linguística. E com o uso de enunciado descritivo. O enunciado descritivo tem uma estrutura proposicional na estrutura sintática.

2. A ciência é uma linguagem do ser ou do estar? Fundamente.

R = A ciência é uma linguagem do ser (conceito). O conceito que é a parte do SER, que é imutável. A formula universal do SER. O SER É, não muda. Se o SER É ele É. O ser é ingênito e indestrutível, porque não foi criado, Ele É. Logo, não mudo e não pode ser criado. Porque a criação é um processo de mudança e não pode ser destruído. Porque a destruição é um processo de mudança. Ele é desde de sempre, para sempre. Isso é o conceito. Conceito não está no tempo, ele é eterno. O SER é eterno no conceito.

3. O que é uma proposição? Os enunciados descritivos são proposicionais? Fundamente.

R = Proposição é a estrutura sintática do enunciado descritivo, sujeito é predicado S (sujeito) e P (predicado). Os enunciados descritivos são proposicionais. Todo enunciado descritivo é uma proposição, ou seja, tem uma estrutura sintática proporcional, por isso, são os únicos enunciados que são falsos ou verdadeiros. Quando é que uma descrição é falsa? Quando o predicado não convém ao sujeito. Exemplo: o quadro é vermelho. Falso. Porque na verdade ele é branco. Porque o predicado vermelho não convém ao sujeito quadro. Falso é um atributo dos enunciados descritivos, ou seja, proporcionais.

4. O que é linguagem conceitual e abstrata? A ciência utiliza a linguagem conceitual e abstrata na elaboração de suas teorias? Fundamente.

R = Sim. A linguagem é conceitual porque ela trata do SER. Na dimensão conceitual. O SER como um conjunto de predicados universais imutáveis que compõe a formula do SER. Que faz o SER, ser o que ele É. A linguagem que trata do SER como conceito é abstrata, uma vez que, o SER como conceito não muda no tempo e no espaço. Essa linguagem abstrai o tempo e o espaço.

5. O que é pensamento sistemático? A ciência é um pensamento sistemático? Fundamente.

R = É o pensamento que opera no interior de uma teoria, ou seja, de sistema conceitual, é o pensamento que organiza o objeto pensado como um sistema de conceitos. Uma teoria que opera dentro do sistema de conceitos. A ciência é um grande pensamento sistemático. É o pensamento mais sistemático dentre os pensamentos humanos. A razão humana de um modo geral ela é sistemática. A linguagem é sistemática, mas, o pensamento científico é radicalmente sistemático.

6. O que é um pensamento analítico? O que é uma totalidade? Porque o pensamento analítico pressupõe que o objeto estudado seja uma totalidade?

R = Pensamento analítico é o pensamento que aborda o objeto pensado como um objeto complexo, como uma unidade composta por várias partes, que se chama totalidade. Totalidade é uma unidade complexa. Uma unidade composta por partes.

O pensamento analítico é o mesmo que pensamento científico. Aborda o objeto como uma totalidade. Para maior compreensão ele desmontando o objeto, decompondo as partes, assim, estuda partes por partes e as relações entre as partes, isto é, analisar é decompor. O caminho inverso é recompor, é sintetizar. Então o pensamento científico trabalha por análise e síntese.

7. A ciência é um pensamento analítico? Fundamente.

R = Sim. Sendo o mais sofisticado do pensamento analítico. Ela decompõe o objeto com os seus estudos e estabelece os estudos das relações entre as partes. Se usar como referência a ciência Penal. Ela pega o objeto delito e estuda. O que ela faz, oferece um conceito. Conceito analítico do crime como uma totalidade composta por partes: tipicidade, atipicidade, culpabilidade, consumação, Inter crimes, tentativa, autoria, coautoria, participação...

8. Em que consiste a objetividade científica.

R = A objetividade científica consiste na verdade científica, que pretende ser exclusivamente uma verdade objetiva. Significa que nas elaborações teóricas da ciência o cientista não deixa se manifestar nenhum valor pessoal nenhuma emoção pessoal, nada de subjetivo, a verdade científica só diz a respeito do objeto. Não carrega nada do sujeito que a enuncia, essa é a mais pura objetividade científica, é o ideal de objetividade científica. A verdade científica é uma verdade sem conteúdos subjetivos, sem conteúdos psicológicos.

9. Defina “evidência”?

Evidência é uma verdade que a razão humana se ver obrigada a admitir.

10. Em que consiste a demonstração cientifica?

R = Demonstrar é reduzi à evidência. É um processo de raciocínio que conduz a verdade a se mostrar como evidente. E no momento que se demonstra a verdade se torna evidente e os outros humanos são obrigados admitir a verdade. A demonstração científica consiste em reduzir a verdade em evidência.

11. Por que a ciência apela apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com