TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filososfia do Direito

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  1.689 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário Filosofia

Sobre Apologia

a)Segundo Sócrates , qual o papel do filósofo?

Resposta: Segundo Sócrates o "papel principal" do filósofo é o questionamento, o poder de questionar sobre algo, ou sobre tudo o que acontece em sua volta e além do mais nunca pensar que já se sabe de tudo, ele procura a clareza e a verdade.

b)Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que a "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"?

Resposta: Dar-se a entender que, ele achava que todos nós deveríamos ser responsáveis por nossos atos e desta forma, assumir a responsabilidade de viver a vida de um jeito, um forma correta e coerente, e conjuntamente, se não houver aquele momento em que você para e reflete, em cada momento de sua vida, em cada decisão que você toma, isso significa que não vale a pena você continuar a viver.

c)Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?

Resposta: Dirige aos homens palavras que discutem o enriquecimento sem virtude, afirmando que a riqueza deverá vir através de virtude. Sócrates - "Digo-lhes, homens que me executam, que o castigo recairá sobre vocês logo após minha morte, muito mais atroz que o castigo que me impõem, e que o resultado será bem diferente de que vocês imaginam."

Sobre Crítron

a)Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?

Resposta: Sócrates gostava tanto de Atenas quanto de suas Leis, eis porque o filósofo prefere não colocar a sua existência acima da existência da justiça, pois diante do grande Tribunal do Hades quer se pôr e permanecer justo, sem necessitar de dar explicações ao injustificável,e defendia as leis pois achava que ela fazia bem ao Estado.

b)Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposto de Críton para que Sócrates fuja do exílio?

Resposta: Sócrates não aceitou a proposta de Críton, pois preferia pagar uma multa ao Estado, mesmo que fosse muito alta,pois segundo as leis de Atenas,Sócrates agiu contra as lei de seu país,que prevê igualdade e os mesmos direitos para todos.

c)A condenação de Sócrates , tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio , como quer Críton , ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito?

Resposta: Sim, mais Sócrates não queria ir sem o consentimento do Estado, porque na sua opinião estaria prejudicando aqueles a quem menos deveria prejudicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com