TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CONFLITOS NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS

Por:   •  8/3/2017  •  Artigo  •  3.735 Palavras (15 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CONFLITOS E OS DANOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

[pic 1]

Edivanira VIDAL MEDEIROS1

RESUMO

É comum existir conflitos nas relações de trabalho, isso porque nos ambientes laborais existem pessoas diferentes, de culturas diferentes, interesses e hábitos alheios, o que interferem nas relações organizacionais, este artigo aborda a gestão de conflitos enfatizando os conceitos, os tipos de conflitos, as causas e os meios de gerir esses conflitos, e os danos para as empresas, buscando sempre bons resultados para as empresas e pra os colaboradores, esse artigo é resultado de um estudo bibliográfico que buscou aliar os conceitos as experiências dentro dos ambientes laborais.

Palavras-chaves: Gestão de conflitos. Colaboradores. Organizações.

 Graduação em Licenciatura em Educação Física, Especialização em  Gestão Escolar, orientação e supervisão pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Boa Vista - RR, Brasil. E-mail e_vanimedes@hotmail.com Orientador: Gisele Massafera

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente os estudos sobre conflitos vêm crescendo em todos os ambientes laborais, as organizações privadas são claramente competitivas, a globalização exige essa característica, assim as empresas buscam cada vez mais por pessoas competitivas, capazes de ir além dos objetivos primários de um emprego.

Essa característica competitiva visa alcançar reconhecimento pessoal, profissional, financeiro, que devido à diversidade cultural exige cada vez mais a existência e eficiência da gestão de conflitos entre os colaboradores.

Este artigo é resultado de um estudo sobre o conflito nas organizações, conflito conceitua-se como uma interpretação divergente entre partes sobre um determinado assunto. Pode ser visto como um ato negativo que sempre resulta em danos para as empresas.

Busco com isso, enfatizar os meios de lidar com os conflitos nas empresas, e através de um estudo bibliográfico esclareceremos alguns conceitos relevantes ao entendimento desse artigo pois  um ambiente conflituoso de trabalho pode ser muito desmotivador para a Os colaboradores e todas as pessoas envolvidas nele envolvidas no trabalho.

Os conflitos também dificulta o desempenho de alto rendimento, afetando os objetivos da empresa e necessitando um maior esforço com quem é comprometido com a missão, a visão e os valores da organização.

Este estudo visa enfatizar a importância da gestão de conflitos nas instituições e quais os danos que podem resultar nas relações de trabalho. Esclarecendo quais os principais danos para as empresas causadas por conflitos entre os colaboradores, buscando verificar os fatores que causam conflitos e interferem na atividade laboral dos funcionários de uma empresa privada.

Objetivando assim, apontar as causas dos conflitos entre os colaboradores em decorrência da atividade de vida diária no trabalho, enfatizar a importância da gestão de conflitos na melhoria da qualidade de vida laboral e propor ações específicas para minimizar e prevenir os conflitos  que podem interferir na atividade laboral.

Justifica-se este artigo apresentando possíveis soluções para a minimização e prevenção dos conflitos nos ambientes de trabalho que a partir da necessidade da da gestão de conflitos e consequentemente a satisfação dos trabalhadores no contexto empresarial, pretende se especificamente com esse artigo analisar os estilos de gestão de conflitos e as diversas dimensões.

  1. OS CONFLITOS NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS

O conflito pode ocorrer no contexto de relacionamentos entre duas ou mais pessoas, grupos ou organizações, isso porque as pessoas tem diferentes interesses entendimentos,  segundo Berg (2012), a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias.

Os conflitos podem ser encarados como um meio, uma oportunidade de rever situações reconstrução da realidade laboral, levando a mudança de hábitos que podem trazer resultados positivos para as instituições e para os colaboradores. A gestão de conflitos permite a competitividade saudável entre os colabores, corrigindo os erros para que os objetivos da empresa sejam alcançados, queremos com esse estudo identificar quais são os prejuízos decorrentes dos conflitos entre os colaboradores e o que interferem no rendimento laboral e na qualidade de vida.

Sempre existiram conflitos nas relações pessoais, isso devido as diferentes ideias que possuímos, e quando esses conflitos ocorrem dentro de uma empresa, pode trazer resultados negativos, mas quando se tem a gestão de conflitos atuando nessa situação podemos fazer dos conflitos  discussões abertas, buscando o lado  positivo, explorando diferentes pontos de vista, interesses e valores, os conflitos não são sempre negativos.

Aplicando à realidade, conflito é um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis. (BERG, 2012) onde afirma ainda que: “O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional.”

Burbridge e Burbridge (2012) defendem que conflitos são naturais e em muitos casos necessários. São o motor que impulsiona as mudanças. No entanto muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízo para as empresas e pessoas que nela trabalham. O principal desafio dos gestores é identificar os conflitos produtivos e contra produtivos e gerenciá-los.

Já para Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc.

Para que haja conflito, além da diferença dos fatores citados, deve haver uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas, ou seja, quando uma das partes, seja individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos.

Desta forma, conforme Chiavenato (2004, p. 416), “o conflito é muito mais do que um simples acordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com