TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRATICA NA EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: GESTÃO DEMOCRATICA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se apresenta pelo governo como uma proposta desafiadora. Aumentar a média das escolas até o ano de 2022 para seis (6,0) implica na prática de todas as escolas brasileiras se equipararem com a atual média escolar dos países considerados desenvolvidos, os países que compõe a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos – OCDE (BRASIL, 2013).

Os dados do IDEB surgem através de uma combinação do índice de evasão escolar com resultados da Prova Brasil e a partir do cruzamento destes se obtêm indicadores estatísticos que, segundo a proposta, servem para nortear as escolas, a fim de que elas tracem estratégias individuais de melhoria de qualidade do ensino e aprendizagem (GOUVEIA et al, 2009). Deste modo, fica evidente a dimensão da complexidade deste sistema de avaliação.

Portanto, considerando o IDEB, um índice que busca representar a qualidade da educação por meio do fluxo (a progressão dos últimos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado), este estudo tem como objetivo levar ao aluno a compreender a questão da importância do IDEB nas escolas púbicas, através de uma produção textual interdisciplinar individual da disciplina “Políticas públicas na educação básica, currículo escolar e tecnologias em educação”, do 3° semestre do curso de graduação em pedagogia da UNOPAR.

2. DESENVOLVIMENTO

Este estudo trata-se de uma produção textual interdisciplinar individual da disciplina “Políticas públicas na educação básica, currículo escolar e tecnologias em educação”, do 3° semestre do curso de graduação em pedagogia da UNOPAR, que teve como objetivo levar ao aluno a compreender a questão da importância do IDEB nas escolas púbicas.

Tratou-se de um momento de reflexão, de resgate dos conteúdos trabalhados no semestre letivo, vivenciando no campo como as questões teóricas se dão.

Para tanto, foi entrevistado coordenadores pedagógicos de duas sob gestão municipal, com o objetivo de investigar acera do IDEB, utilizando um roteiro para entrevista pré-definido pelo tutor/orientador.

A entrevista foi agendada após contato prévio com as coordenações das escolas, sendo explicado parao entrevistado, o objetivo da atividade, por se tratar de um estudoacadêmico.

As entrevistas foram transcritas, lidas exaustivamente e apresentadas juntamente com a análise individual do aluno, tendo como embasamento teórico as discussões realizadas em sala de aula e os textos discutidos na disciplina, em sala de aula.

Os resultados das entrevistas apontam que, as escolas têm avançado nos indicadores de avaliação do IDEB nos últimos anos, ainda que, inúmeros desafios devem ser enfrentados. Tais avanços se devem aos esforços coletivos de professores, pais, alunos e gestores.

Das duas escolas entrevistadas, a escola sob gestão municipal alcançou o índice IDEB de 4.56, com crescimento de 1.2% em comparação com o último período avaliado, atingindo a meta estabelecida para 2011, o que indica boa tendência de crescimento para os próximos anos; a outra escola, sob gestão estadual, não cumpriu a meta estabelecida pelo IDEB para 2011, com índice de 3.0. A meta da escola era de 3.3 para 2011, mantendo o mesmo índice da última avaliação, em 2009, apontando um longo caminho que esta deverá percorrer para melhorar seus indicadores.

A escola que não alcançou a meta estabelecida pelo IDEB relatou que, tem adotado estratégias de intervenção para melhorar o índice, como por exemplo, implantação e implementação deprojetos pedagógicos: “Mais educação”; “Ensino Médio em Ação”, buscando estimular professores e alunos na caminhada pedagógica. No entanto, não se pode fazer aqui, considerações comparativas sobre o desempenho da escola sob gestão estadual e municipal, uma vez que, para uma inferência fidedigna, teria que se avaliar a média do desempenho de todas as escolas sob gestão municipal e estadual instaladas no município.

De modo geral, independente do índice alcançado, de acordo as entrevistas, o desempenho do IDEB nas escolas geraram mudanças que contribuíram para vários aspectos, como a valorização do professor por meio do acesso à educação superior, educação continuada para profissionais da educação através dos projetos e acompanhamento da SEDUC por meio de cursos de formação, uma parceria entre a escola, pais e comunidade; construção de mais salas de aula e manutenção estrutural da escola estudadacom a melhoria da qualidade do ensino.

Na fala da coordenadora pedagógica de uma das escolas entrevistadas, reforça-se a importância da valorização da figura do professor, enquanto elemento importante para o alcance da qualidade no ensino:

“Percebemos que, quando os profissionais são qualificados, a qualidade do ensino alcança outro índice, dessa forma, percebemos um avanço no que se refere ao nível dos profissionais”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com