TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÁS NATURAL

Por:   •  27/10/2015  •  Seminário  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

DESVANTAGENS DO GÁS NATURAL

O gás natural foi formado por milhões de anos nos reservatórios subterrâneos de todo o planeta, e por se tratar de combustível fóssil se tornou uma fonte de energia não renovável, ou seja, finita. Outras desvantagens são que o gás natural pode gerar derramamentos de navios petroleiros, vazamentos em plataformas e gasodutos, vindo a gerar grandes impactos no ambiente.

O uso desse gás nas usinas termoelétricas e a necessidade de um sistema de resfriamento acabam causando o desperdício de água e emissões de poluentes atmosféricos como o dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos. Um exemplo claro da produção do monóxido de carbono, que é altamente tóxico, é em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio. Há de se saber que quando em ambientes fechados, o gás natural, por ser mais leve que os demais, tende a se acumular nas partes mais elevadas do local.

Entre os combustíveis de origem fóssil, o gás natural é o mais limpo, por isso emite menos poluentes quando comparado ao petróleo e ao carvão mineral por exemplo, entretanto, ele também causa problemas ambientais, como os já citados neste parágrafo, e ainda apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. O uso do gás ora estudado pode contribuir para o efeito estufa.  

Quando do tratamento do gás natural, deve-se remover o mercúrio associado que algumas jazidas desse gás podem ter, se trata de um metal altamente tóxico.

Mesmo sendo mais leve, o gás natural pode ser mais difícil de transportar que o gás butano, por exemplo, porque mesmo pressurizado ocupa maior volume e é mais difícil de ser liquificado.

No Brasil a carência da infra-estrutura essencial para o transporte e distribuição do gás e da construção de engenharias financeiras específicas para este mercado, tanto nas áreas de produção como dos consumidores atrasa o crescimento do uso do gás. Infelizmente este uso como pretendido e o desenvolvimento desta prática levarão tempo, visto que toda essa funcionalidade envolve grandes investimentos e mesmo sabendo que a economia brasileira teve grandes avanços, o país ainda sofre com a falta de investimento de capital para a chamada Civilização do Gás. Além disso, existe todo um trabalho cultural a ser feito com a população para a transição do uso da energia elétrica.

 

Lindy

Não fala QUASE NADA, todos os textos repetem a mesma coisa, basicamente quatro itens... se forem fazer slides podem colocar o seguinte:

- Por se tratar de combustível fóssil se tornou uma fonte de energia não renovável, ou seja, finita;

- A necessidade de um sistema de resfriamento causa desperdício de água;

- Gás emite poluentes atmosféricos como o dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos;

- E caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio ocorre grande produção de monóxido de carbono;

- Em ambientes fechados, o gás natural, por ser mais leve que os demais, por isso tende a se acumular nas partes mais elevadas do local;

- Pode gerar derramamentos de navios petroleiros, vazamentos em plataformas e gasodutos, vindo a gerar grandes impactos no ambiente.

Lindy, esses foram os endereços que peguei o conteúdo... acredito que não tenha problema ter só um artigo pq nas referências terão os endereços de vcs que com toda certeza também falava algo sobre desvantagem...

não sei se é interessante colocarem esses links mas foi de onde eu peguei:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com