TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habeas corpus

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Processo nº. 0049317-07.2002.822.0002

LUIZ FERNANDO SILVA, acadêmico de direito, brasileiro, RG n° 10768912, CPF 995727612-34, filho de Dorvalina oliveira silva e Claudionor Jose da silva, residente e domiciliado na rua das rosas n°649 em rio branco- Acre, apontando como coautora a Meritíssimo Juiz de Direito da 3° Vara Criminal da Comarca de Ariquemes Rondônia, vem respeitosamente a vossa presença com fulcro o artigo 647 e seguintes do código de processo penal e artigo 5° inciso LXVIII da constituição federal, impetrar:

HABEAS CORPUS PREVENTIVO COM PEDIDO LIMINAR

Em favor de Osvaldo Cesar da Silva, brasileiro, casado, residente e domiciliado na estrada do calafate n°3518, CEP,69914-312, bairro calafate, CPF N° 801.639.042-00 RG° 715.762, Rio Branco- Acre, pelos motivos e fatos a seguir descritos;

DOS FATOS

O paciente foi acusado de ter praticado o crime de roubo, artigo 157, § 2º, I, do CP, Segundo o que foi possível se saber consultando o tribunal de justiça de Rondônia, consulta está apenas superficial, haja vista, que o paciente não tem senha para a consulta no sistema.  Consta nos autos que no dia 08/05/2002, por volta das 8 horas, na residência localizada na Rua Paraná, 4037, Setor 5, o denunciado, mediante ameaça, utilizando-se de arma de fogo, subtraiu dinheiro e bens pertencentes à vítima Ana Paula Teixeira Leal.

O processo foi recebido pelo ministério público que ofereceu a denúncia. Porém o réu não foi preso e nem ao menos tinha conhecimento que havia um processo em que era parte, sendo que nem ao menos conhece a vítima citada no processo e que só veio descobrir tal fato recentemente, haja vista, que seu irmão policial fez uma busca no site BNMP (busca nacional de mandados de prisão), veio a descobrir que havia em seu desfavor um mandado. Em 2007 no desenrolar do processo o juiz decretou a prisão preventiva do réu, sob alegação de garantia da ordem pública e para garantir a aplicação da lei penal e ainda suspendeu o processo baseando-se no artigo 366 do CPP, entretanto o decreto de prisão preventiva deve ser fundamentado. A prisão preventiva tem a natureza de prisão cautelar e, por isso, apenas se justifica ante a demonstração clara por parte do Magistrado de razões de cautela fundadas em elementos concretos de convicção o que não fica evidenciado. Os demais argumentos lançados pela autoridade coatora não são apoiados em dados concretos, não passando de meras insinuações abstratas que, sem dúvida, não se prestam a fundamentar decreto de prisão preventiva, independentemente da gravidade do delito imputado ao réu.  É importante ressaltar que o paciente não tinha conhecimento do processo em seu desfavor, sendo assim não tinha como comparecer para oferecer o direito de defesa. É de interesse do paciente em elucidar os fatos até porque não houve conduta criminosa praticado por este, ouve algum engano e ele está disposto a esclarecer os fatos.

Também é importante ressaltar que na data do ocorrido o paciente nem ao menos se encontrava mais na referida cidade como demostra a documentação anexa a este documento, sendo importante frisar que no ano 2000 ele com a família se mudaram para Rio Branco Acre. Na data descrita para o acontecimento dos fatos não era impossível o paciente estar em Ariquemes, haja vista, que ele trabalhava como pedreiro, inclusive de carteira assinada como consta em sua carteira de trabalho, documento anexo. Em nenhum momento o paciente tentou se esquivar de suas responsabilidades com a vinda pra Rio Branco com sua família, foi uma decisão motivada pelo apelo emocional, e não por uma fuga até porque a data da vinda foi anterior à data informada pela vítima.

Ao saber que havia um mandado de prisão contra sua pessoa o paciente teme que seus direitos sejam tolhidos, há uma grande apreensão quanto a eventualidade de vir a ser preso a qualquer momento. O paciente está disposto a se apresentar para responder a ação penal e elucidar os fatos, mas teme sua prisão haja vista ser inocente das acusações e não poder pagar por um advogado. O paciente consta de ilibada conduta, primariedade, sem antecedentes, conforme pode-se comprovar pelas certidões inclusas anexas, pai de 3 (três) filhos casado e com residência fixa e trabalho licito.

DO DIREITO

art. 5°, LV da Constituição, que dispõe:

“Aos litigantes em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.”

LVII - Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

LXVIII - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;"

Art. 654. O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.

Somente em circunstâncias muito especiais é possível adiantar providências processuais: em primeiro lugar, é exigível pelo menos a razoável probabilidade do futuro reconhecimento do direito posto como fundamento da cautela (fumus boni iuris); além disso, também deve estar demonstrado o perigo da insatisfação daquele direito, em face da demora na prestação judicial definitiva (periculum in mora).” a inatividade processual ficta não autoriza, por si só, a decretação da prisão preventiva.

 Os demais argumentos lançados pela autoridade coatora não são apoiados em dados concretos, não passando de meras insinuações abstratas que, sem dúvida, não se prestam a fundamentar decreto de prisão preventiva, independentemente da gravidade do delito imputado ao réu. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (371.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com