TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do direito

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo dos antigos costumes do Peru descritos pelo jesuíta indígena Blas Valera no ano de 1580.

Havia três classes de ministros:

Ídolos, templos e sacrifícios.

Ministros maiores eram como se fossem o sumo pontífice, eram os mestres de cerimônia e rituais, dentre eles eram escolhidos os juízes e o supremo árbitro era chamado de Vilahoma o qual vivia no campo para contemplar as estrelas que eram os seus deuses, adotavam o celibato e nomeavam confessores e historiadores do reino para que registrassem todas as suas obras. Os prelados chamavam-se Villca e pertenciam a primeira classe de ministros.

A segunda classe eram os adivinhos, as adivinhações eram feitas pelo voo das aves, ou pelos intestinos dos sacrifícios, ou por sorte que lançavam, pela contemplação das estrelas ou pela resposta dos oráculos.

Esses ministros se chamavam huatuc ou hamurpa, entre eles eram escolhidos os ichuris, ou seja, confessores do povo, mas, para isso tinham que ser examinados por quatro amautas sábios com um hatun villca que era como um bispo. Deveriam saber a respeito a respeito de seus deuses e de sua religião: as leis estabelecidas seja por Vilahomas ou por reis incas.

As penitências para as faltas menos graves eram dadas à margem de um rio, geralmente eram leves chicotadas com varas de bambu, e  para as mais graves eram enviados ao deserto para expurgar os pecados. O rei inca e o Vilahoma não se confessavam costumeiramente com ninguém.O inca pedia ao deus sol que lhe perdoasse seus pecados e o vilahoma  se confessava com o deus Illa Tecce em seu templo.

A terceira classe de ministros eram os feiticeiros chamados de humu e nacac que eram os esfoladores de animais para o sacrifício. Eram servos da primeira e segunda classe e sua principal função era de abastecer o templo de tudo o que fosse necessário para o sacrifício. Os que guardavam o templo, poderiam ser casados e eram isentos de tributos e da jurisdição do rei.

Os índios peruanos eram famosos por sua obediência aos seus superiores e por sua pontualidade aos afazeres no templo. Havia as acllas que eram virgens tesoureiras do templo do rei sol, huancaquilli ou uscavilullu eram como um noviciado que chamavam de huamac, sua função era rogar ao Illa Tecce e aos outros deuses pelo rei e pelo povo em geral, viviam em adoração as estrelas, a lua e ao sol, entre outros.

O império de Cuzco foi restaurado por Pachacuti Inga, que determinou que todos adorassem o sol depois do grande Illa Tecce Viracocha, e também alua e o planeta vênus.

Os ministros escolhidos para o templo provinham da primeira, segunda e terceira classe.

Alguns ensinavam o povo, outros se dispunham a agourar e explicar oráculos, outros em sacrificar.

Havia ainda, as belas virgens de sangue nobre eleitas e consagradas ao sol, seu noviciado durava três anos e no término do noviciado o grande vilahoma em companhia do rei ou de seu presidente as chamavam no átrio do templo para serem examinadas e lhes perguntar se gostariam de continuar servindo no templo ou não. Se casassem-se e fossem pegas em adultério eram punidas com a morte.

Quando os espanhóis conquistaram a terra, pensavam que elas fossem feiticeiras, mas depois de convertidas à fé católica, permaneceram virgens, agora como aclas de nosso Senhor Jesus Cristo.

Os templos pagãos eram ricamente ornados com ouro, prata e pedras preciosas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com