TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DAS FAKE NEWS NA COMUNICAÇÃO DIGITAL

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

1

INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO & GRADUAÇÃO CURSO DE COMUNICAÇÃO

NOME COMPLETO DO ESTUDANTE

IMPACTO DAS FAKE NEWS NA COMUNICAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO NO IPOG

GOIÂNIA 2021

[pic 2]2

NOME COMPLETO DO ESTUDANTE

IMPACTO DAS FAKE NEWS NA COMUNICAÇÃO DIGITAL: DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO NO IPOG

Pré projeto de pesquisa desenvolvido para obtenção parcial da nota de Np2 na Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Bacharelado em Comunicação do Instituto de Pós-graduação e Graduação LTDA, sob orientação e solicitação do Prof. Me. Josué Pereira da Silva Santos.

GOIÂNIA 2021

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de novas tecnologias é um fator crescente com uso de plataformas e mídias digitais de comunicação na atual sociedade, atrelado a este avanço tecnológico, outro fator de extrema preocupação para profissionais da informação são as denominadas desinformações e/ou fake news. Diante desta conjuntura, este pré-projeto de pesquisa aborda como temática os impactos das fake news e os desafios dos profissionais da informação que atuam no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) da cidade de Goiânia diante da comunicação digital.

A problemática deste estudo busca investigar: quais os principais desafios da comunicação digital e como as fake news impactam os profissionais da informação no IPOG de Goiânia? Diante dessa problemática afirma-se como hipótese que os profissionais da informação que atuam no IPOG de Goiânia possuem dificuldades para estabelecer a credibilidade das informações, interferindo diretamente no serviço que exercem na instituição. Essa afirmação prévia será e testada no decorrer do estudo, podendo ser confirmada ou negada no decorrer da investigação e análises de dados.

Para nortear esse estudo define-se como objetivo geral: Analisar os impactos das fake news para a comunicação digital organizacionais e para os profissionais da informação que atuam no IPOG. A fim de atingir o objetivo geral, especifica-se a necessidade dos seguintes objetivos específicos: a) Investigar o processo de comunicação digital do IPOG e os profissionais envolvidos; b) Analisar os desafios da comunicação digital e como as fake news podem interferir no processo de comunicação da organização; c) Identificar as competências informacionais dos agentes de comunicação que atuam no IPOG; d) Esquematizar os possíveis ruídos e focos de fake news que possam prejudicar os interesses organizacionais.

Diante dos elementos propostos para investigação científica, este estudo se justifica por interesse do pesquisador, considerando a familiaridade e as relações com o âmbito da informação e comunicação. Também se torna importante para o campo de estudos em comunicação, visando aproximar os conceitos, as discussões acerca de desafios que interfiram no processo comunicacional dentro das organizações. Por fim, este estudo também é de relevante interesse da sociedade pois visa discutir competências necessárias para o combate às fake news nas mídias digitais.

A partir da compreensão dos propósitos dessa pesquisa e da relevância da informação e comunicação para os profissionais da informação, o próximo tópico aborda a metodologia utilizada, assim como o universo a ser estudado.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este estudo tem uma abordagem qualitativa, pois segundo o conceito de Mascarenhas (2012, p. 46) utilizamos dessa abordagem “quando queremos descrever nosso estudo com mais profundidade” e afirma ainda que é uma pesquisa comumente utilizada em estudos do comportamento de um grupo ou indivíduo (MASCARENHAS, 2012). Sendo assim, pretende- se compreender os impactos das fake news para os profissionais de comunicação do IPOG.

Gil (2017) estabelece que a pesquisa é um procedimento racional e sistemático com o objetivo de conduzir respostas aos problemas propostos. Portanto, essa pesquisa busca estabelecer respostas de forma sistemática e estratégica acerca do objeto de estudo proposto, com intuito de estabelecer a viabilidade científica e transparência no manuseio, coleta e apresentação dos dados, utiliza-se da caracterização metodológica baseada nos conceitos e classificações propostas por Gil (2017) propondo três principais etapas classificatórias: segundo a finalidade do estudo; aos propósitos mais gerais e métodos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com