TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTOLERANCIA RELIIGOSA INTRODUCAO

Por:   •  16/2/2017  •  Monografia  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

INTOLERANCIA RELIIGOSA

INTRODUCAO

         A intolerância religiosa ‘e um assunto muito pertinente em vista de que o Brasil ‘e um país cujo miscigeracao racial esta presente em todos os tracos de sua hist’oria, desde seu descobrimento onde existia um conflito entre a crença indígena e o cristianismo europeu, at’e os atuais conflitos acalorados no congresso nacional.

        Seguindo este mesmo raciocínio o Brasil continua abrigandos crenças e credos do mundo inteiro como uma mãe que recebe seus filhos depois de uma longa viagem, no entanto, a consequência dessa recepção gera um ambiente em que todos julgam estar corretos a ponto de não existir respeito com o pensamento alheio.

        Por trás de tantas religiões, tradições e deuses com d minúsculo encontramos indivíduos egoístas que fazem de sua f’e uma muleta para satisfazer suas ambições e seus interesses distorcidos.A verdade ‘e que todos necessitamos de algo pelo que viver e para que viver, e isso se chama senso de propósito, que engloba todas as cfencas e at’e o direito de não acrediyar em nada.

        Todas as propagandas religiosas estao carregadas de ideais revolucionários e que são a justificativa para não respeitar pensamentos contarrios e estar dispostos ao derramamento de sangue em prol de seus dogmas.

        Dessa forma, a intolerância religiosa esta estampada nas paginas dos jornais de todo mundo, mas o que fazer quando todos se julgam corretos, quando as opiniões estao duras como o coração daqueles que as defendem.O respeito deve ser a regra, que o dialogo possa convencer e demonstar a outra face deste paradigma, a tolerencia religiosa.

ESTADO LAICO

        O estado laico de direito é uma proposta do ordenamento jurídico para solucionar ou promover a justiça dentro deste tema, onde um pa’is ou nação permanece de forma neutra no campo religioso, ou seja, o estado ‘e imparcial.

Laico vem do grego laïkós e surge a partir do conceito de laicismo que representa a autonomia de qualquer atividade humana 

Este conceito defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não consente a influência de correntes religiosas em temas sociopolíticas e culturais.

Inclusive na idade m’edia a igreja e o Estado eram unidos de uma forma muito intensa, mas esta combinação gerou morte, heresias e injustgicas.Foi um período chamado de Era das Trevas com características marcantes como as indulgenciasg, inquisição e tribunais partidários.

       Mesmo estando rodeado de credos o  Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas.

No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito:

“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com