TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IPT E ECONOMIA O CAPOTE

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Economia

Através do livro podemos  ver alguns conceitos econômicos  que gira em torno do persongame Akaki. Sua situação financeira não era nada favorável, para que fosse possível concertar um capote velho e se submeteu a certa regra econômica diária. Através disto podemos ver que as nossas necessidades são infinitas e ilimitadas, por outro lado os recursos produtivos tem caráter limitado e finito. Assim Akaki estudou a melhor forma econômica de satisfazer seu desejo e de não passar por necessidades.  

Akaki toma algumas atitudes econômicas, para conseguir atingir sua meta e assim adquirir o bem que tanto queria o capote, o mesmo começa a trocar as lâmpadas elétricas por velas, deixa de fazer um das refeições para evitar um gasto financeiro maior e assim por diante. Dentro do conceito econômico podemos dizer que Akaki poderia estudar melhor
melhor dos bens necessários e os não necessários, da verba adquirida em um determinado período de tempo e com isso elaborar um processo econômico mais equilibrado para que seja possível adquirir o bem material desejado de uma forma menos drástica e frustrante o qual o personagem encontrava-se.
Desta forma podemos concluir que um estudo melhor da economia pode trazer soluções para necessidades humanas e produção, demanda, valor e oferta de bens materiais (com características físicas de peso, forma, dimensão e outras) e imateriais (de caráter abstrato, como serviços prestados, consultas médicas, e assim por diante...). Por este motivo, existem pesquisas e analises do mercado e seu meio social, pois se tratando a economia o estudo da escassez, utilizando o estudo da produção, circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas, concluímos que tratasse de uma ciência social, com o objetivo de analisar problemas econômicos e formular soluções, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

Interpretação e Produção de Texto.

Sobre  a Interpretação de Texto, podemos observar que tratasse de um conto literário, onde o autor Nicolai GOGOI, utiliza muito bem a linguagem para que o leitor consiga se prender a leitura completa, sendo claro, coerente e coeso.
Através de uma narrativa descritiva feita em 1º, 2º e 3º  pessoa, o leitor pode entender com clareza o personagem, desde a sua origem até a sua personalidade, como  mostra o texto a seguir:
Por conseguinte, "numa repartição" servia "um funcionário". Esse funcionário, é justo dizê-lo, era muito distinto: de estatura baixa, um pouco picado das bexigas e igualmente um pouco curto de vista, com uma pequena calva a principiar na testa, rugas nas duas faces e, no rosto, essa cor característica do hemorroidal.

O autor também faz com que refletimos em algumas questões como a diferença social, de como uma pessoa julga a outra, ao observar algum tipo de diferença, seja ela física, social, financeira e assim por diante, vejamos no texto:
Ninguém na repartição o respeitava. O porteiro não só não se levantava à sua passagem como nem sequer se dignava lançar lhe um olhar: importava-se tanto com Akaki como com uma mosca. Os chefes aproximavam-se dele com uma frieza autoritária. Qualquer ajudante do chefe de secretaria metia-lhe um oficio debaixo do nariz sem lhe dizer sequer: "Copie!", ou "Aqui tem você um belo trabalhinho, uma tarefa interessante", ou outra qualquer coisa amável, como é estrito dever dos funcionários inferiores bem-educados dizerem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com