TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusões Indevidas no cadastro de inadimplente

Por:   •  12/8/2017  •  Artigo  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Inclusões indevidas nos Órgãos de Proteção ao Crédito

Com o Código de Defesa do Consumidor, as relações de consumo tornaram-se mais equilibradas ao longo das últimas décadas, porém  ainda não é suficiente para impedir eventuais abusos por parte das empresas.

Dentre os vários abusos, é crescente o número de ações propostas por pessoas físicas e jurídicas  que tiveram seu nome cadastrado por fornecedores de produtos e serviços nos Órgãos de Proteção ao Crédito (SPC, SERASA, entre outros) de forma indevida.

A conduta de inscrever o consumidor sem que tenha ocorrido o inadimplemento ou a prestação do serviço, é ilícita, e gera o dever de indenizar, nos termos da orientação do Superior Tribunal de Justiça, consolidada na Súmula 385, sendo objetiva a responsabilidade por parte da empresa que realizou o cadastro.

No caso em comento, a indenização por danos morais (ou dano moral “in re ipsa”) é considerada presumida, ou seja, independe de prova, visto que é vinculado à própria existência do ato ilícito, conforme entendimento pacifico dos Tribunais:

 “a própria inclusão ou manutenção equivocada configura o dano moral in reipsa, ou seja, dano vinculado à própria existência do fato ilícito, cujos resultados são presumidos” (Ag 1.379.761).

Entretanto se a cobrança indevida foi paga pelo consumidor, e houver protesto ou negativação, este terá direito a restituição do valor em dobro cumulado com os danos morais já mencionados anteriormente.

Ademais, é importante ressaltar que o período máximo de permanência do nome do consumidor no cadastro de inadimplentes é de cinco anos, a contar da data do fato que deu ensejo à inscrição, porém, se prescrita a dívida, mesmo antes de completa-lo, o nome deverá ser retirado. Da mesma forma, se o consumidor devedor quitar sua dívida, a empresa tem o prazo máximo de cinco dias (art. 43 do CDC), para retirar seu nome do cadastro de inadimplente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com