TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores de Sustentabilidade da Universidade Federal do Amapá

Por:   •  22/11/2020  •  Artigo  •  4.598 Palavras (19 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 19

Indicadores de Sustentabilidade da Universidade Federal do Amapá: 2015 a 2018

Jonilson Vilhena Martins¹

Jamily Gabrielle da Conceição Freitas2

 

1 Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá; Especialização em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes/RJ; Graduado em Secretariado Executivo pela UNIFAP; Graduando em Direito pela Faculdade Estácio; Servidor da Universidade do Estado do Amapá, Brasil. E-mail: jonilson.martins@ueap.edu.br/jonilsonvilhena@bol.com.br.

2 Mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá; Especialização em Educação Especial pela Faculdade de Pinhais; Graduada em Licenciatura em Letras pela UEAP; Servidora da Universidade do Estado do Amapá, Brasil. E-mail: jamily.freitas@ueap.edu.br

RESUMO

Neste artigo será apresentado os indicadores de sustentabilidade da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, no período de 2015 a 2018, como uma importante ferramenta de medição do desenvolvimento sustentável para as Instituições de Ensino de Superior. O recorte escolhido faz referência ao último Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI, desta IES. Dessa maneira, será apresentada a contextualização histórica da relação entre as universidades e o desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho é nortear um sumário de indicadores destinados à Políticas Ambientais da UNIFAP, com base no que se enquadrem e visem a melhoria e desenvolvimento sustentável da Universidade. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica e a documental com base no que preceitua as teorias aplicadas e relacionadas para o desenvolvimento sustentável e a ecologia política. Para tanto, os indicadores são medidas selecionadas para se formar um sistema de indicadores apontando as universidades em corrigir e melhorar os seus desempenhos institucionais, buscando entender as analogias de causa e efeito entre as variáveis que influenciam nos resultados. Assim para se criar indicadores é indispensável buscar conceitos importantes com uma base científica, para tabular as principais necessidades da UNIFAP, que possam propor um melhor planejamento nas suas políticas públicas ambientais.

Palavras-chaves: Desenvolvimento; Ecologia; Sustentabilidade; Universidade.

ABSTRACT

Keywords: 

INTRODUÇÃO

        O presente artigo tem como escopo abordar sobre os indicadores de sustentabilidade, em específico na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e sobre as práticas sustentávéis adotadas nesta Instituição de Ensino Superior.

Este trabalho conta com os procedimentos metodógicos, que são essenciais para conhecer as metolologias utilizadas no trabalho. Além disso, o artigo está dividido em três tópicos. O primeiro trata da Caracterização da Área de Estudo, que mostra o lugar onde está situada a UNIFAP, o quadro profissional docente e técnico, e os quantitativos de discentes dos cursos de graduação e pós-graduação.

O segundo tópico trata da Ecologia Política e o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, neste é apontado os diferentes conceitos de desenvolvimento, de acordo com Silva (2010) o termo desenvolvimento é difícil de ser alcançado, pois envolve todos os aspectos de uma sociedade.

Já o terceiro tópico trata dos Indicadores de Sustentabilidade da UNIFAP, que descreve algumas práticas adotadas pela Universidade no que se refere à preocupação com o meio ambiente.

Posteriormente trazemos os resultados que serão finalizados após a pesquisa de campo, além da conclusão, referências e os apêndices da pesquisa.

1 - PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Na elaboração do presente artigo, está se seguido os ensinamentos de GIL (2002), a pesquisa classifica-se como exploratória, tendo a UNIFAP como lócus da investigação e estudo de caso, conforme explica o autor:

(...) estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que “estimulem a compreensão” [...] na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliográfica ou de estudo de caso.

Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais referente aos tópicos iniciais deste artigo. O delineamento da pesquisa ocorrerá por meio de coleta de dados através de entrevista junto aos ténicos e docentes da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, que ensejará no estudo de campo deste artigo.

O primeiro tópico deste artigo trata da “Caracterização da Área de Estudo”, foram utilizadas fontes bibliograficas, como legislação, sítios da internet e relatório de gestão da UNIFAP.

O segundo tópico trata da “Ecologia Política e o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”, neste é mostrado o conceito de desenvolvimento, foram utilizadas fontes bibliográficas, como livros e artigos científicos.

O terceiro tópico trata dos “Indicadores de Sustentabilidade da UNIFAP”, foram utilizadas fontes bibliograficas e documentais, como livros, artigos científicos e relatório de Gestão da IES que é o lócus da pesquisa.

Já no ultimo tópico que se refere aos resultados será necessário Estudo de Campo com entrevistas aos servidores da UNIFAP, será preciso embasar-se também em pesquisas bibliográficas e documentais e para se obter uma melhor conclusão dos dados, posteriormente far-se-á a redação e revisão final do artigo.

Quanto ao estudo de campo, será utilizada a técnica de entrevista junto aos profissionais da UNIFAP, com a prévia aceitação dos atores através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (Apêndice I) para, em seguida, aplicação de formulários de entrevistas adaptados de Fittipaldi (2008), contendo um roteiro de entrevista semi-estruturada (Apêndices II), que visam levantar os Indicadores de Sustentabilidade da IES. As entrevistas serão gravadas para posterior descrição, organização e interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (722 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com