TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inexistencia de ato impeditivo ou extinto do direito de recorrer

Por:   •  10/9/2016  •  Resenha  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Inexistência do ato impeditivo ouu extintivo do direito de recorrer

  1. Desistência

O novo Código de Processo Civil traz uma solução diferente para a desistência, conforme art. 998, caput, NCPC – o recorrente poderá desistir do seu recurso – total ou parcialmente – a qualquer tempo, ou seja, poderá abdicar do seu direito de ter o recurso julgado. Apesar de o dispositivo legal prever “a qualquer tempo”, existe um momento adequado para a desistência, onde somente se desiste do que existe, sendo assim a desistência somente poderá ocorrer a partir da interposição do recurso. Posto isso, o STJ entende que a desistência pode ocorrer ate o encerramento do julgamento do recurso, mas nunca após o julgamento, ainda que pendente a publicação do acordão.

        Esse entendimento foi modificado pelo STF com a entrada em vigor do Novo CPC, pois na vigência do CPC 1973, o entendimento era de que não seria admitido a desistência de recurso escolhido para decisão no julgamento por amostragem de recursos especiais ou extraordinários repetitivos, afirmando que, ao ser escolhido o recurso, surgia um interesse publico que afastava o direito de desistir.

        O NCPC trouxe uma solução diferente, criando a ideia de “Alma sem Corpo”. Segundo o entendimento do autor sobre o paragrafo único do art. 998, o pedido de desistência será deferido, mas a controvérsia contida no recurso será julgada normalmente pelos tribunais. Assim se o pedido de desistência for deferido, a decisão impugnada transita em julgado, e a decisão sobre a questão jurídica, objeto do recurso, será julgado fora desse recurso, o que levantaria o questionamento: Onde ocorreria tal julgamento? Criar-se-á uma espécie de incidente processual no tribunal.

        Assim, acredita-se que é melhor a fazer é interpretar o dispositivo à luz do entendimento consagrado no STJ, onde a decisão pelo tribunal superior se dá justamente porque o pedido de desistência não será admitido. Há outra hipótese não tratada expressamente no NCPC, em que o pedido de desistência elaborado na iminência do julgamento do recurso com o fundamento de que há um interesse social em tal julgamento. Afirma-se que, pelo tema interessar um numero significativo de pessoas, é importante o tribunal seguir no julgamento para que sua opinião sobre o tema seja conhecida por todos, não obstante o pedido de desistência do recurso elaborado pelo recorrente.

        Aduz o art. 998, caput, NCPC, que a desistência não depende da anuência dos litisconsortes, inclusive na hipótese de litisconsorte unitário, no qual o recurso poderia beneficiar o litisconsorte que não recorreu. O mesmo dispositivo afirma que a desistência não depende da anuência da parte contrária, inclusive quando este tiver interposto recurso adesivo, que perderá seu objeto. ( art. 997, § 2°.III, NCPC).

        Isto posto, o autor adota a tese de que: se o recurso é juridicamente inexistente não pode gerar efeitos, inclusive a preclusão consumativa, de forma que, interposto recurso viciado, poderá a parte desistir desse recurso e, ainda dentro do prazo, ingressar com  outro recurso, agora formalmente regular. Considerando-se efetivamente inexistente o recurso anterior, nenhum impedimento poderá ser oposta à interposição tempestiva do segundo.

1.2. Renúncia

        A renúncia diz respeito ao direito de recorrer, de forma que só pode ser realizada antes da interposição do recurso, pois depois disso já estaria consumado o direito recursal não havendo mais sobre o que renunciar. Não se admite no direito brasileiro a renuncia previa , nem mesmo quando resultado de acordo entre as partes. Sendo assim, o termo inicial da renuncia é a intimação das partes da decisão contra a qual poderiam potencialmente se divergir.

        A declaração unilateral do recorrente renunciando ao direito – pode ser feita por escrito ou oralmente na audiência na qual a decisão é impugnada, constitui renúncia expressa. Quando a parte simplesmente deixa de recorrer dentro do prazo recursal há renuncia tácita do direito de recorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com