TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Por:   •  15/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

As GPUs podem contar com vários recursos para que execute essas etapas, tais como:

• Pixel Shader: Shader é um conjunto de instruções que é utilizado para processos de efeitos de renderização de imagens. Pixel Shader, portante, é um software que trabalha com a geração de efeitos com base em pixels. Esse recurso é utilizado em imagens 3D para gerar efeitos de iluminação, reflexo, sombreamento, etc.

• Vertex Shader: Semelhante ao pixel Shader, só que trabalha com vértices em vez de pixels. Este recurso é utilizado para a modelagem dos objetos a serem exibidos (figuras geométricas).

• Render Output Unit (ROP): é responsável por pegar os dados que estão armazenados na memória de vídeo para que se transformem no conjunto de pixels que formará a imagem a serem exibidas na tela.

• Texture Mapping Unit (TMU): é um componente capaz de rotacionar e redimensionar imagens formadas por conjunto de pixels para aplicação de uma textura sob uma superfície.

Esses recursos são usados pelas GPUs em componentes dependentes das quantidades que variam de modelo para modelo. A princípio e dependendo da aplicação, estes recursos se mostram vantajosos. No entanto, podem existir situações onde unidades de um ou outro recurso faltem, gerando um desequilíbrio que prejudique a imagem. Para isso, há vários chips gráficos mais atuais que utilizam stream processors, isto é, unidades que podem assumir a função de Vertex Shader quanto de Pixel Shader, de acordo com a necessidade da aplicação.

4.5. Clock

Como já sabemos GPU é um tipo de processador, a qual também trabalha numa determinada frequência, isto é, de um clock. Relembrando o clock é um sinal de sincronização. Quando os dispositivos do computador recebem o sinal para executar determinadas atividades, é dado este tipo de ação o nome de “Pulso de clock”. Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.

A medição do clock é feita em hertz (Hz), a unidade padrão de medidas de frequência, que indica o numero de oscilações ou ciclos que ocorre dentro de uma determinada medida de tempo dada em segundos. Assim, quando um dispositivo trabalha a 1000 Hz, por exemplo, significa que é capaz de trabalhar com 1000 operações de ciclos de clock por segundo. Além dessas unidades pode ser trabalhada em kHz, MHz, GHz, e dentre outros dependente do tipo de frequência.

Assim sendo, quanto maior a frequência de uma GPU, melhor será seu desempenho, pelo menos na teoria, já que essa questão depende também da combinação de inúmer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com