TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações Tecnológicas em Tomógrafos de Ultima Geração em Relação ao SUS

Por:   •  23/4/2017  •  Ensaio  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Inovações tecnológicas em Tomógrafos de ultima geração em relação ao SUS.[pic 1]

Andressa A. Rocha, Mariana M. Nascimento, Mayara S. Machado

Discentes do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, Brasil.

Resumo. A tomografia computadoriza TC é um dos métodos mais utilizado na pratica radiológica, permitindo analisar estruturas de interesse, através de secções de cortes, sendo um método não tanto invasivo, rápida e de alto diagnostico. O SUS realiza só metade dos exames de tomografia, pois os equipamentos estão com má distribuição, falta de manutenção preventiva, assim com inovações tecnológicas podemos ter uma maior reprodutibilidade nos exames de TC, veremos um pouco mais no decorrer do artigo.  

Palavras-chave: inovações, tomógrafos, tecnologia.

Technological innovations in tomographs of last generation in relation to SUS.

Abstract. Computed tomography CT is one of the most widely used methods in radiological practice, allowing the analysis of structures of interest, through sections of cuts, being a non-invasive, fast and highly diagnostic method. The SUS performs only half of the CT examinations, because the equipment is poorly distributed, lack preventive maintenance, so with technological innovations we can have a greater reproducibility in the CT examinations, we will see a little more throughout the article.

Keywords: Innovations, Tomographs, technology.

 

  1. Introdução

A tomografia computadorizada (TC) é uma das práticas radiológicas mais utilizadas, ela permite avaliar estruturas de interesse através de secções de cortes que podem variar dependendo do pedido do médico radiologista que estará acompanhando o exame, quanto mais finos e próximos esses cortes melhor será a resolução da imagem.

A tomografia computadorizada é um método não invasivo, rápida e de alta precisão diagnostica é considerada o método de escolha para a imagem das estruturas ósseas. Ela é um método radiológico que permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano com finalidade diagnóstica.

Desde a geração da tomografia novos equipamentos surgiram e continuam surgindo, o de primeira e segunda geração que tem por sua vez a característica de rotação do tubo e detectores em torno do objeto que será estudado tendo poucos detectores, após esses surgiram o de terceira e quarta geração que por sua vez tem o número maior de detectores, o de terceira geração o tubo e os detectores que giram em torno do objeto, no de quarta geração a coroa de detectores é fixa e apenas o tubo gira em torno do paciente, os de quinta geração já são os equipamentos helicoidais que contém o gantry e a mesa sendo que a mesa se move conforme o tubo gira e por fim o de sexta geração que são os multislice que além de ter os movimentos do gantry e da mesa possuem fileiras de detectores que permitem múltiplas aquisições simultâneas.

No decorrer do artigo veremos inovações tecnológicas em outros países, e faremos a comparação de como é aqui no Brasil em relação as condições do equipamento de tomografia computadorizada (TC).

2. Material e métodos

Para a confecção deste trabalho, foi utilizado os seguintes bancos de dados SCIELO, CAPES e o GOOGLE ACADÊMICO do período de 02 de março de 2017 à 17 de abril de 2017, utilizando as palavras-chave ‘’inovações tecnológicas’’ e ‘’tomógrafos de ultima geração’’.

3. Resultados

3.1 Plataforma CT da Siemens Healthineers.

Em 11 de abril de 2017 foi publicado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA a respeito do novo equipamento de tomografia computadorizada da Siemens Healthineers com plataforma.

O tomógrafo possui scanners Somatom Go Now e Somatom Go Up, oferecendo fluxos de trabalhos padronizados que ajudam os usuários para obter os resultados clínicos. Segundo a FDA o conceito de fluxo de trabalho é baseado em tablets, facilitando o atendimento abrangente dos pacientes permitindo os provedores da radiologia um conceito de custo único para salas individuais de acordo com a Siemens.

Os scanners Somatom Go Now compõem 32 slings para provedores da radiologia que desejam alavancar uma solução de TC de baixo custo. A Somatom Go Up oferece um escaneamento com rapidez e conta com a utilização de amplos detectores de 64 fatias, que é particularmente essencial para imagens da região pulmonar, ele usa doses relativamente baixa para uma TC.

Os pós processamentos são automatizado facilitando a operação do scanner com tarefas de reconstrução com clique zero, que permite que os tecnólogos gerem estudos consistente e de alta qualidade. A padronização oferece aos radiologistas uma maior garantia em relação a qualidade da imagem, evitando assim erros e a repetição de exames, evitando o tempo desnecessário de espera.

   Já que o fluxo de trabalho pode ser controlado pelo tablet, o profissional não deve mais se mover entre o scanner e a sala de controle, sendo assim os tecnólogos podem permanecer com os pacientes durante a preparação da varredura, o que pode tornar a experiência mais agradável, especialmente para as crianças.

   A plataforma centra-se no diagnóstico remoto e capacidades de serviço, treinamento on-line e novos conceitos para cobertura de peças de reposição estendida. Esta solução otimiza o desempenho financeiro e permite um funcionamento altamente confiável. Por exemplo, o novo tubo de raios-X Chronon é projetado para uma longa vida útil para aliviar o fardo financeiro dos clientes. O serviço remoto também reduz significativamente o tempo de inatividade e os clientes podem instalar muitas atualizações remotamente a seu critério sem interromper a operação do scanner. (IMAGING TECHNOLOGY NEWS, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (334.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com