TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao ao estudo do direito

Por:   •  31/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

                APS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

1°)   Conhecimento Vulgar- É aquele mais comum em nosso dia-a-dia, uma simples observação dos fatos sem comprovação.

Conhecimento Científico- Neste conhecimento utiliza-se métodos específicos de pesquisas assim a ciência demonstra ser uma busca, continua de soluções e explicações para problemas propostos.

2°)  Aristóteles no grupo da prática para orientar as ações , Conte classificou de forma hierárquica onde a sociologia, ocupa o lugar de destaque e também o Direito. Kelsen no grupo normativa com a ciência de dever ser, onde inclui o direito. Franco Montoro também na ciência normativa ou aplicadas.

3°) Entre os povos antigos era visto como vontade dos deuses. Na Idade Média se preocupou com o estudo do direito com o apoio do Imperador Justiniano. Na Idade Moderna veio movimento cientista do século XIX que buscou elevar o direito à condição de verdadeira ciência e atualmente tem-se estudado,  o direito como um conjunto de normas que visam regular as relações entre as pessoas.

4°) A qualidade de ciência para o direito, aponta-se o fenômeno jurídico como o seu objeto específico de estudo.

5°) O território do direito localiza-se no chamado mundo da cultura, tendo como suporte a conduta social do homem.

6°) O direito não é universal, pois varia no tempo e no espaço, o direito não pode ser imutável para ser efetivo processo de adaptação social. O princípio da isonomia, não possui a eficácia que existe no mundo da natureza, em relação aos objetos ideais, não estão na experiência e são neutros ao valor sendo impossível o direito identificar-se nesta categoria. Aos objetos metafísicos o fato de o direito estar na experiência afasta a possibilidade dos objetos metafísicos pois possuem a característica de não estarem  na experiência.  

7°) Definição Etmológica – explica a origem do vocábulo a sua genealogia. A palavra direito adveio do latim (qualidade do que está conforme a reta sem inclinação, sem curvatura).

Definição semântica – É os diferentes sentidos que a palavra alcança em seu desenvolvimento , a palavra direito passou por vários significados, a qualidade do que esta conforme a reta, depois        aquilo que esta conforme a lei, a própria lei, conjunto de lei , a ciência que estuda as leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com