TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Direito

Por:   •  28/6/2018  •  Ensaio  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Introdução ao direito

Professor: Michele Guimarães

Cursista: Marisa Silva Oliveira              

Nader, Paulo; Aos Juristas de Amanhã (mensagem aos iniciantes no estudo do direito).

Paulo Nader é doutrinador, professor emérito da universidade de juiz de fora, membro efetivo da academia brasileira de letras jurídicas, Juiz de Direito aposentado do Estado do Rio de Janeiro, Membro da Association Internationale de Methodologie Juridique, Especialista de Notório Saber pela Universidade do Rio de Janeiro, Membro do Instituto brasileiro de Filosofia, do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Academia valenciana de letras.

Paulo Nader começou a produzir obras jurídicas; hoje como autor detém os direitos autorais de mais de noves obras, uma delas - Introdução ao Estudo do Direito. Contendo 38º edições publicadas; na sua obra Introdução ao Estudo do Direito, Nader com solidas razões faz referência aos mestres e acadêmicos iniciantes do estudo de Direito, ao escrever “Aos Juristas de Amanhã” (mensagem aos iniciantes no estudo do Direito) no quarto 4º parágrafo faz menção a complementação da teoria e a pratica, ao produzir esse trecho, discorre sobre a interação de ambas que é de suma importância, fundamentais e indispensáveis para a articulação do raciocínio jurídico. Para ser um bom jurista, há de dominar os princípio do sistema pautado no raciocínio jurídico adquirido e na vivência concreta de casos complexos.

É valido, para nos iniciantes ao estudo do direito, compreender que a teoria é a pratica são de comum acordo, igualmente importantes e devem ser cultivadas juntamente, Para que possamos achar respostas seja em qual dimensão da operacionalidade do direito em que o jurista esteja situado, juiz, promotor, advogado, professor, a necessidade de respostas boas, respostas melhores, sempre é um ônus que cada um desses agentes deve carregar. Nesse sentido, a dimensão da prática está sempre envolvida na teórica, assim como a teoria depende da prática para colocar de maneira adequada seus problemas.    

O Direito, como produto das ações humanas, está desde sempre envolvido em um mundo prático. Não a prática no sentido de puro método de realização de objetivos, nem teórica no sentido do conhecimento verdadeiro como se fosse possível uma espécie de “matemática jurídica”. Trata-se, muito mais, de uma prática teórica e de uma teoria virtuosa!  

Indico a leitura deste parágrafo a todos os iniciantes do curso de Direito, para uma melhor orientação nesta iniciação academia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com