TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao estudo do direito

Por:   •  11/10/2015  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Segurança jurídica:

A necessidade humana por segurança é baseada no contexto histórico de transformações sociais, pois toda e qualquer mudança reflete a inquietude no homem, que necessita da certeza e garantia de proteção, seja para ele mesmo ou para seus bens (Da-se a concepção do desenvolvimento do direito propriamente dito, e a criação de normas aplicadas a realidade social). De acordo com Nader, a segurança corresponde à ordem, e o conflito entre a segurança e a justiça é comum no direito, mas caso isso ocorra que prevaleça a segurança, pois por ser a justiça um ideal - subjetivo, se esta prevalecer a ordem jurídica ficaria seriamente comprometida e se criaria uma perturbação na vida social.

Coisa Julgada:

De maneira sistemática (ou seja, já se esgotou todos os graus de recurso) ocorre a partir de uma ação (processo) em que já foi proferida a sentença judicial, transitada em julgada. Gerando segurança para as partes envolvidas no processo, levando ao direito adquirido de acordo com o pedido feito na ação.

A partir da coisa julgada, caso haja algum tipo de revogação na lei não retroagirá para as partes, pois as mesmas já possuem direito adquirido.

Ato jurídico perfeito:

É aquele que se tornou apto para produzir os seus efeitos, pois atendeu a todos os requisitos necessários (Existência, validade e eficácia) exigidos pela norma vigente. De forma indireta, protege-se o direito adquirido, pois não se pode alegar a invalidade do ato jurídico se advier lei nova alterando dispositivos que se referem à forma do ato.

Direito Adquirido:

O direito já adquiridos por uma pessoa, em uma determinada lei vigente, não podem ser prejudicados por novas leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com