TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOAS - renda versus dignidade da pessoa humana

Por:   •  18/6/2015  •  Artigo  •  6.926 Palavras (28 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA

CURSO DE DIREITO

     ATAIANA KEMPNER

      A RENDA PER CAPITA OBJETIVA FRENTE O PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

sÃO JOSÉ, 2015.

ATAIANA KEMPNER[pic 3]

A RENDA PER CAPITA OBJETIVA FRENTE O PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Artigo Científico apresentado ao Centro Universitário Estácio de Sá – Santa Catarina, Curso de Direito, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão do Curso.

Orientadora: Profª. Marta de Cassia Ponbal Pangaio, Drª.

sÃO JOSÉ, 2015.

A RENDA PER CAPITA OBJETIVA FRENTE O PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Ataiana Kempner*[1]

RESUMO

O principal enfoque sobre o intuito da cosa julgada é delimitar as correntes doutrinarias do seu entendimento para em momento posterior lincar com o movimento que quer relativizá-la, apresentando assim teorias e tendências dos doutrinadores, inclusive suas contradições  

Palavras-chave: Coisa Julgada. Relativização da Coisa Julgada.

SUMÁRIO

1. Introdução; 2. Seguridade Social; 3. Saúde; 4. Assistência Social; 5. Previdência Social; 6. Evolução Histórica da Seguridade Social no Brasil; 7. A Assistência Social no Direito Brasileiro; 8. Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS; 9. Requisitos para Obtenção do Benefício de Prestação Continuada; 10. O Critério Objetivo de Renda Per Capita Inferior a ¼ do Salário Mínimo e Sua Correta Aplicação; 11. Conclusão; 12. Referências

  1. INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988, no Título que trata da Ordem Social, dispõe em seu art. 203, inciso V sobre o dever assistencial incumbido ao Estado.

Tal norma Constitucional é o objeto de estudo do presente trabalho.

Referida norma foi regulamentada pela Lei nº 8.742/93, Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, que dispõe sobre as condições a serem cumpridas para a concessão do benefício de prestação continuada.

Cabe salientar, que apesar de ser um benefício garantido Constitucionalmente para os idosos e portadores de deficiência que não possuam meios de prover de sua própria subsistência, ou não tenham como ter a mesma provida por seus familiares, às inúmeras e rigorosas exigências impostas na via administrativa impossibilitam por muitas vezes o acesso ao benefício por indivíduos em condições de vulnerabilidade social.

Tais barreiras, impostas pelos parâmetros utilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, ente autárquico responsável pela análise e concessão do benefício, e por uma análise meramente objetiva ao parágrafo 3º da Lei nº 8.742/93, acabam por deixar a mercê os sujeitos amparados pelo artigo 203, inciso V da Constituição Federal de 1988, causando um grande abalo, uma vez que apesar de não terem condições mínimas de prover o próprio sustento e dignidade, acabam também por não receberam o auxílio nestes casos incumbido ao Estado.

Diante disso, o presente estudo, tem como objetivo, realizar uma análise a partir dos divergentes posicionamentos adotados pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, pelo legislador, pela doutrina e da aplicação da norma dada pela jurisprudência, para averiguar quais os critérios mais prudentes a serem adotados para a concessão do benefício assistencial de que se trata a Lei nº 8.742/93, em específico ao que se refere o § 3º do art. 20, que disciplina como requisito para obtenção do benefício de prestação continuada a renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo.

  1. SEGURIDADE SOCIAL

A Seguridade Social, que envolve três áreas importantes, a saber: a saúde, a previdência e a assistência social, é uma garantia constitucional, tratada na Constituição Federal de 1988 em seus arts. 194 a 204. Trata-se de um conjunto de normas e de instituições destinado a estabelecer um sistema de proteção social aos indivíduos que não possuam meios de suprir suas necessidades pessoais básicas e de seus familiares, integrado por ações de iniciativas dos Poderes Públicos e da sociedade. (SETTE, 2005, p. 69)

A premissa maior para a criação de normas para regulamentar a Seguridade Social como garantia constitucional é o dever de zelo que deve o Estado para com seus membros, garantindo-lhes condições mínimas de vida e dignidade, buscando assim um desenvolvimento social e econômico de todos os entes envolvidos.

A Seguridade Social têm como objetivos aqueles consignados no art. 194, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988:

Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

I - universalidade da cobertura e do atendimento;

II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

V - eqüidade na forma de participação no custeio;

VI - diversidade da base de financiamento;

VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.( art. 194, Constituição Federal)

A Seguridade Social é, portanto uma garantia para suprir as necessidades básicas dada pelo Estado a todo ser humano, dando-lhe tranquilidade quanto ao presente e, principalmente quanto ao futuro, de modo a possibilitar a todos uma vida no mínimo digna. (MARTINS, 2002, p. 44 e 45)

Como ficará demonstrado a seguir cada umas das três áreas da seguridade social, tem por finalidade amparar o cidadão nos momentos de dificuldade, seja prestando-lhe atendimento médico gratuito, concedendo benefícios para os segurados do Regime Geral da Previdência Social - RGPS em momentos que esteja impossibilitado de exercer atividades laborativas ou aos seus dependentes quando este vir a falecer, ou, ainda para aqueles que por motivos de idade ou deficiência não possuam condições de prover o seu próprio sustento ou não tenham como ter este suprido por seus familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (262.9 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com