TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo como prova no Direito Penal

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES DOCTUM

DIREITO

Rodrigo Bento de Faria

5º Período

1ª ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

O lixo como prova

PROF: VINICIUS BIGONHA

Carangola

     2015

O acadêmico deve analisar a ilicitude ou licitude da apreensão do lixo e sua utilização como prova no processo penal.

Antes de analisarmos a ilicitude ou licitude do lixo como prova, devemos conceituar prova no processo penal. Segundo Capez: “é o conjunto de atos praticados pelas partes, pelo juiz e por terceiros, destinados a levar ao magistrado a convicção acerca da existência ou inexistência de um fato, da falsidade ou veracidade de uma afirmação”. Tem o objetivo de reconstruir os fatos investigados no processo buscando a maior verossimilhança possível com a realidade. Assim, são fatos que possuem capacidade de embasar e influir na decisão do processo, possibilita a formação da convicção motivada do juiz.

No entanto, é feito um questionamento sobre a abrangência das provas e seus meios de obtenção. O artigo 5º da CF apregoa que; “são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos”.  Prova ilícita é aquela vedada em virtude de ter sido produzida em contrariedade com as normas de direito material.

Assim, cabe analisar a possibilidade da utilização do lixo produzido pelo acusado como prova. É discutida pela teoria da limitação da renúncia do interessado. Em regra o lixo produzido pode ser utilizado, mas existe restrições, por isso fica condicionado ao caso concreto. Apesar da referida teoria ser inócua no Brasil e do lixo parecer inútil, o tema merece atenção, visto que, no caso concreto a análise do lixo que produzimos pode ser capaz de importantes elementos probatórios, tais como extratos bancários, contas e telefone, com relação de ligações efetuadas, pontas de cigarros, entre tantos outros. 

A discussão fica direcionada ao que tange a inviolabilidade do domicilio. A Constituição federal é clara em seu artigo 5º, XI ao dizer: “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. Desse modo, a discussão fica somente em relação ao lugar em que foi apreendido esse “lixo”. Vejamos, se alguém invade o domicilio do vizinho e ao vasculhar o lixo encontra provas que confirmem a autoria de um crime, esta será considerada ilícita, pois, o domicilio goza de proteção da CF. Portanto, enquanto o lixo estiver no interior do domicílio, goza da proteção da inviolabilidade, somente sendo possível sua apreensão mediante prévio consentimento do morador, ou por meio de autorização judicial.

Agora imaginamos que o lixo tenha sido descartado na rua para coleta do serviço público de limpeza e o vizinho tenha aproveitado para vasculhar e encontra prova da autoria do crime. Esta será permitida e aceita para um eventual procedimento penal, independente de consentimento ou ordem judicial prévia, pois, presumisse que o indivíduo tenha renunciado à proteção do direito a intimidade.

Nesse passo, vale mencionar a título exemplificativo o polêmico caso de Roberta Jamily e seu irmão Pedrinho, julgado pela justiça pátria no dia 24 de agosto de 2003. Vilma Martins Costa, mãe de Roberta estava sendo acusada de sequestrar Pedrinho quando recém-nascido. No decorrer da investigação surgiram indícios de que Roberta também teria sido sequestrada na maternidade. Roberta foi chamada para prestar declarações, mas não quis fornecer material biológico para comparação com a provável mãe biológica. Enquanto esteve na delegacia, Roberta fumou um cigarro e jogou o resto no lixo da delegacia, o Delegado recolheu o objeto e o mandou à perícia para analisar a saliva deixada nele. Feita a analise, restou comprovado que tinha sido vítima de sequestro, assim, como seu “irmão” Pedrinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com