TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mandado de Injunção - CASO CONCRETO PRATICA V

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  2.512 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO – SP

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, inscrito no CNPJ nº, com sede na Rua, nº, Bairro, Cidade, Estado- UF, endereço eletrônico, representado por seu presidente CAIO, nacionalidade, estado civil (existência de união estável), profissão, portador da carteira de identidade n°, inscrito no CPF sob o n°, residente e domiciliado na Rua, n°, Bairro, Cidade, Estado, UF, endereço eletrônico, vem por seu advogado legalmente constituído nos termos do artigo 267 do CPC, vem perante Vossa Excelência com fulcro nos artigos 106, I CF e Lei 13.300/2006 impetrar o presente

MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO

em face do MUNICÍPIO Y, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o n° e PREFEITO DO MUNÍCIPIO, ambos com endereço funcional na Rua, n°, Bairro, Cidade, Estado-UF, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

I- DOS FATOS

A servidora pública Teresa, funcionária municipal há 16 anos exercia atividade profissional em estação de tratamento de esgoto submetendo-se à exposição constante de agentes nocivos à saúde.

Assim como Teresa, os demais servidores públicos filiados ao sindicato também exerceram função laboral expostos aos riscos à saúde, razão pela qual fazem jus ao recebimento da aposentadoria especial.

Por derradeiro, conforme lei orgânica municipal, compete ao Município, ora impetrado, regular o exercício do direito à aposentadoria especial, aos servidores públicos que exerceram função laboral expostos a agentes nocivos, conforme previsto na Constituição Federal.

Destarte, como este não cumpriu com os encargos que lhe compete não restou outra alternativa ao impetrante a não ser recorrer ao Poder Judiciário visando resguardar o interesse de tantos trabalhadores.

II – DOS FUNDAMENTOS

Trata-se de Mandado de Injunção Coletivo previsto na lei 13.300/16 que autoriza a organização sindical, ora impetrante, assegurar o direito dos inúmeros funcionários filiados há pelo menos 1 ano.

Insta salientar, que o representante do Munícipio X, ora o Pefeito possui autonomia para legislar sobre a matéria imputada, conforme dispõe o artigo 24 § 3º da Constituição Federal, carta magna do nosso ordenamento jurídico.

No dispositivo legal está previsto a competência da União, Estados e Distrito Federal legislarem concorrentemente sobre a inexistência de lei federal sobre normas gerais. Cabendo ainda aos Munícipios suplementar a legislação federal e estadual, com fulcro no artigo 30, II da Constituição Federal.

Por derradeiro, cabe esclarecer que compete ao Prefeito editar normas sobre a previdência social, em especial quando figuram interesse dos servidores públicos municipais que tanto contribuíram para o desenvolvimento municipal.

III – DOS PEDIDOS

Diante do exposto requer a Vossa Excelência:

a) A intimação da autoridade coatora, para no prazo de 10 dias prestar as devidas informações, nos termos do artigo 5º

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com