TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação e arbitragem

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Bicho de sete cabeças é um longa-metragem brasileiro baseado em fatos reais, fatos esses relatados da vida de Austregésilo Carrano Bueno. O longa conta a historia de Neto (interpretado pelo autor Rodrigo Santoro), um jovem normal que é internado em um hospital psiquiátrico para tratamento de desintoxicação de drogas após ter um cigarro de maconha encontrado em suas casas. E nesse hospital Neto é submetido à administração de medicamentos e procedimentos que o maltratam e o debilitam.

Baseado na teoria focaultiana de discurso, percebemos várias interdições da fala, primeiramente quando o pai o Sr. Wilson encontra um cigarro de maconha nas coisas de Neto, este já interpreta e condena o filho como um viciado em drogas, com essa positivação, o pai impede que Neto ao menos se defenda, ou seja, corta o discurso de defesa do filho e o interna para que seja curado.

No decorrer do filme, na cena da conversa entre os familiares de Neto e o médico (psiquiatra e responsável pelo hospital), o medico se coloca como autoridade absoluta do poder psiquiátrico, ele não deixa abertura para o questionamento da família sobre a condição de Neto, ou a real necessidade de sua internação ; a partir daí,  Neto é constituído então, como dependente de drogas  e portador de distúrbios de personalidade. Sua voz nunca é ouvida, embora ele tivesse várias vezes tentado falar com o médico e com o seu pai afirmando que não era usuário de drogas, muito menos louco, sua voz era ignorada, interditada, não era digna de ser ouvida.

No decorrer da cena acima comentada, o medico afirma à família que Neto vai apresentar comportamento agressivo e alucinações, ou seja, o médico já anula, interdita a fala  e o discurso de Neto à sua família, e estigmatiza e qualifica o jovem de aparência normal a um jovem com problemas físicos e mentais, por causa do tratamento cruel e desumano que recebe na clinica psiquiatra.

Neto tenta falar, pedir socorro, mas sua voz, é silenciada; silenciada como a voz do louco que é impedida de circundar e, quando ocorre, é considerada nula, cheia de inverdades e, portanto, esse discurso não tem  importância (FOUCAULT). Na cena seguinte, a família faz sua visita à Neto pela primeira vez após a internação. O rapaz tenta contar sobre dos maus tratos e dos abusos que sofre no hospital. Sua fala é fracassada, interditada, seu discurso é nulo mais uma vez, e todos só conseguem (ou querem) o enxergar como um dependente de drogas e portador de distúrbios comportamentais e de personalidade. Mais uma  vez, sua voz não é ouvida.

Ainda nesta mesma cena, a mãe usa uma linguagem afetuosa, carinhosa, esperançosa e tenta estabelecer uma relação afetiva com o filho, porem, sem dar importância ao que ele fala; a irmã critica seu comportamento e ignora o conteúdo de sua fala, ela está mais impressionada com o jardim do hospital, um lindo cenário, calmo e belo; o pai rebate tudo que o filho diz reafirmando sua condição de drogado e rebelde e validando a autoridade médica. Neto e sua família não conseguem estabelecer um diálogo, a voz do adolescente é considerada vazia. Portanto, a constituição desse sujeito se dá a partir das formações discursivas de ‘drogado’, rebelde e doente mental, reafirmadas nas falas do médico e da família. O que legitima sua exclusão e seu silenciamento. A exclusão, do convívio social, acontece com a internação, e o silenciamento, pela exclusão do discurso.  Assim diz Foucault no seu livro “A ordem do Discurso” pag. 09 ... [ Em uma sociedade como a nossa, é certo, procedimentos de exclusão. O mais evidente, o mais familiar também, é a interdição...]. Esse foi o maior sofrimento do jovem Neto, a interdição da sua fala, do seu discurso, que não era ouvido, nem validado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com