TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios Extrajudiciais de Resolução de Litígios Empresariais

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Meios Extrajudiciais de Resolução de Litígios Empresariais

RELATÓRIO MEDIAÇÃO

A mediação é um processo voluntário, que tem como objetivo principal fornecer, àqueles que se encontram numa situação de conflito, uma maneira de solução de conflitos que consiga abarcar ambas as partes. Neste processo, busca-se reestabelecer o diálogo entre as partes de forma amigável, para que eles consigam resolver a controvérsia entre si. Neste sentido, as vantagens de tal procedimento é o de criar uma relação amigável e harmoniosa entre as partes, propiciar maior rapidez e economia na resolução da lide.

Na Mediação apresentada em sala, inicialmente fora estabelecida a forma e as condutas aceitáveis na condução da sessão, após a preparação do “terreno”, foram ouvidas as partes de maneira a se entender a lide de maneira geral. Neste sentido, o papel dos mediadores foi muito importante, vez que conduziram as partes de maneira amigável e pacífica, conseguindo identificar a lide e a real vontade das partes e os conduzir a melhor resolução.

 

No caso em tela, pode-se observar que se tratava de um relacionamento entre tio e sobrinha, que por um conflito de gerações e até mesmo um pouco de ciúme com os cônjuges, acabou afetando a relação empresarial. Contudo, pode-se notar também um mútuo apreço e carinho, que indicaram a possibilidade de uma solução amigável, através de um acordo.

Neste sentido, o papel dos mediadores e as técnicas aplicadas foram fundamentais, vez que eles conduziram as partes, intervindo quando necessário, participando ativamente de maneira a interrogatória, com escuta ativa, ao ressaltar/reafirmar informações que indicavam a vontade das partes em chegar a um acordo.

A condução da sessão foi muito tranquila, vez que os mediadores se mostraram muito serenos e imparciais, o que deixou as partes muito a vontade e possibilitou uma conversa tranquila e sincera. Um ponto interessante da sessão foi em relação aos advogados, que se mantiveram atentos a sessão intervindo apenas quando necessário pontuando esclarecendo a seus clientes dúvidas jurídicas, sem influenciar seus clientes.  Isso pode ser observado no momento em que foi falado sobre as cotas, e estipulado que este assunto seria abordado futuramente.

Após o esclarecimento dos pontos a ser resolvidos, os mediadores conseguiram conduzir as partes a um acordo, onde foi estipulado que os cônjuges (Sofia e Plinio), se retirariam da companhia, para que O Sr. Luiz (tio) e a Sra Catarina (sobrinha) pudessem desenvolver a relação empresarial sem interferência de terceiros e separando a vida profissional da pessoal.

Desta forma, a medição conseguiu atingir o seu objetivo, onde as partes num ambiente cooperativo e construtivo conseguiram reestabelecer o diálogo e a relação entre eles. Um fator a se ressaltar é a sinceridade e vontade das partes pela resolução da lide, que foram realmente abertos a chegar a um acordo e não apenas em vencer ou discutir. Neste sentido, o papel dos mediadores foi fundamental ao aplicar escuta ativa, modo afirmativo e interrogatório na condução da sessão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com