TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa Jurídica

Por:   •  15/9/2021  •  Ensaio  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de Conhecimento: Popular, filosófico, científico e religioso

 O conhecimento popular é passado entre gerações, as suas experiências são organizadas pelo próprio indivíduo, o conhecimento popular não tem uma autoexigência de explicação lógica nem pensamento crítico sobre o funcionamento das coisas. O conhecimento popular é reflexivo, valorativo, assistemático, verificável, falível e inexato. Um exemplo de conhecimento popular é colocar cachaça no couro da bota ou sapato para ela ficar menos apertada, porque a cachaça estica o couro.

O conhecimento filosófico é racional, está sempre questionando a realidade humana baseando-se na razão, ele procura a verdade de tudo que existe no universo e é formado no nosso meio. O conhecimento filosófico é valorativo, racional, sistemático, infalível, exato e não é verificável.  Um exemplo de pensamento filosófico é a metáfora da ilha do conhecimento de Marcelo Gleiser que compara a ilha como nosso conhecimento e o oceano como o desconhecido, onde observamos no espírito dessa metáfora a constante corrida do ser humano pelo conhecimento.

 O conhecimento científico é por natureza investigativo, tem exigência e necessidade de prova e explicação lógica, ele se baseia na realidade, procurando entender através da experiência as leis e as causas que regem e resultam em tal coisa. O conhecimento científico é real, sistemático, verificável, falível, próximo ao exato, um exemplo de conhecimento científico é a lei da gravitação universal que graças a Newton através da observação e experimento essa teoria que explica a lei da gravidade conseguiu ser desenvolvida.

O conhecimento religioso ou teológico é dogmático, ou seja, é aceito pelas pessoas que o seguem como uma verdade absoluta, ele se baseia na fé, numa crença sagrada. O Conhecimento popular é valorativo, inspiracional, sistemático infalível e indiscutível. Um exemplo disso é a crença em um ser ou seres superiores que regem os fenômenos da natureza ou o universo, revelado as pessoas desde o início das tribos civilizações e espalhadas pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (19 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com