TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da pesquisa

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Boa tarde professora,

A pesquisa é um processo de reflexão, críticas, discussões, que permite a busca de uma resposta à certos fatos que devem ser abordados num determinado trabalho. Essa pesquisa é classificada ao modo de proceder, modo de fazer, a técnica, onde procurar, sendo que se dividem em: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa de campo; Estudo de caso. Podemos assim ainda, classificar quanto a essência, o ponto de vista e quanto ao seu fim, que são classificadas em: Pura e Aplicada; Quantitativa e Qualitativa; Exploratória, Descritiva e Explicativa, respectivamente.

O grande problema de elaborar uma pesquisa é onde pesquisar, como pesquisar e como elaborar. Para isso, a principal fase para a elaboração de uma pesquisa é a delimitação do que vai ser pesquisado, ou seja, o tema deve ser específico e preciso. Outro critério fundamental, mas é usado quando já se tem a escolha do tema, é a acessibilidade, ou seja, o tema deve ser acessível, como por exemplo, fazer uma pesquisa sobre um tema que tem suas fontes primárias em idioma estrangeiro, seria um tanto quanto complicado para pesquisar e chegar numa elaboração concreta da pesquisa. Outros critérios como, o tema deve ser exequível no prazo estipulado, deve ser considerado as exigências institucionais, o tema deve ser atual e controvertido, e devemos ter aptidão para o tema, o interesse pessoal e uma certa maturidade intelectual.

A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em qualquer trabalho científico, que consiste no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa. Portanto, a pesquisa bibliográfica é uma análise do que já se produziu sobre determinado assunto que assumimos como tema de pesquisa científica. Existem dois tipos de fontes:

Fontes primárias: é um trabalho original, com um conhecimento original, ou seja, uma análise do próprio objeto de pesquisa, como por exemplo, monografias, livros, relatórios técnicos, etc.

Fontes secundárias: São trabalhos não originais, que citam, interpretam um trabalho original, sendo assim, uma análise das fontes primárias, como por exemplo acontece em artigos de revisão bibliográfica, tratados, etc.

Espero ter respondido conforme o solicitado,

Att,

Karine.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com