TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de pesquisa

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

UDF – Centro Universitário

Campus Virtual

Metodologia de Pesquisa

Andressa Layze S. Valadares

RGM 15609707

Exercício: Atividade de Aprofundamento AP_II

Jorge Rivelino

Tipos de conhecimento presentes no meu dia a dia:  senso comum, teológico, filosófico e científico.

Senso comum: O senso comum é o conhecimento das pessoas em sociedade, entende-se com isso que o senso comum é o aprendizado que temos no nosso dia a dia com os nossos pais ou com as pessoas que vivem ao nosso redor. Esse conhecimento pode ser remédios caseiros em que a sua avó ensinou para sua mãe e ela ensinou para você e você ensinará para o seu filho, um conhecimento que é passado por gerações mesmo não tendo comprovações científicas.
O senso comum está presente em minha vida quando cozinho algo em que aprendi com a minha mãe ou em algum site que vi na internet ou até mesmo quando vejo uma sandália virada e desviro pelo fato de ter em mente que aquilo pode fazer mal, que no caso já inclui o senso comum supersticioso. E vários outros exemplos que estão presentes em nosso dia a dia que fazem parte do senso comum ou do senso comum supersticioso que muitas vezes praticamos sem perceber só pelo fato de já ter o costume ou ver o costume de outras pessoas que convivem conosco.

Teológico: O conhecimento teológico é entendido pela fé que temos em algum Deus ou ser superior. Não é preciso ter comprovações cientificas para crermos naquilo, a fé é o bastante. Acredito que o conhecimento teológico está presente no meu dia a dia quando prático meditação ou yoga, apesar de não ter religião ou não participar de um culto religioso tenho fé na natureza e consigo entrar em contato com divindades com a prática da meditação é da yoga.

Filosófico: Conhecimentos e conceitos filosóficos estão presentes em nossas vidas mesmo que indiretamente. O simples fato de refletir sobre os nossos atos ou o ato de outras pessoas em sociedade já pode ser considerado como conhecimento filosófico. Como disse o filósofo Sócrates: “A vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.”

Científico: O conhecimento cientifico é a comprovação da realidade por pesquisas e estudos que comprovam as ocorrências e fatos que acontecem em sociedade. A ciência trabalha com fatos concretos e não se baseia apenas na reflexão como o conhecimento filosófico. O conhecimento cientifico está constantemente presente na vida do universitário, onde se pesquisa e estuda conteúdos em sua área de atuação.
O conhecimento cientifico está presente neste momento em minha vida, por esta fazendo uma pesquisa e estudando para ter entendimento sobre os temas discutidos neste trabalho.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com