TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Artigo Acadêmico

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Atualizado de acordo com a NBR 14724:2011

RIO DE JANEIRO

2018

ABAIXO SEGUE O MODELO DE ESTRUTURA DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

[pic 2]

[pic 3]

VICTOR LUCENA

DELAÇÃO PREMIADA: ANÁLISE DO INSTITUTO À LUZ DOS MEIOS DE OBTENÇÃO DE PROVA E DO CONCEITO DE PROVA

RIO DE JANEIRO

2018


[pic 4]

VICTOR LUCENA

DELAÇÃO PREMIADA: análise do instituto à luz dos meios de obtenção de prova e do conceito de prova

Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Disciplina Metodologia da Pesquisa como requisito para aprovação na disciplina, sob a orientação do Professor Fulano de Tal.

[pic 5]

RIO DE JANEIRO

2018


DELAÇÃO PREMIADA: ANÁLISE DO INSTITUTO À LUZ DOS MEIOS DE OBTENÇÃO DE PROVA E DO CONCEITO DE PROVA.

Victor Eduardo da Silva Lucena[1]

SUMÁRIO: INTRODUÇÃO; 2 JUSTIFICATIVA; 3 OBJETIVOS; 4 QUESTÕES NORTEADORAS; 5 METODOLOGIA; 6 SUMÁRIO PROVISÓRIO DO ARTIGO CIENTÍFICO; REFERÊNCIAS.

1 INTRODUÇÃO (O QUE É O TEMA?)

A introdução é a parte do projeto em se apresenta o tema, delimitando-o, levantando a problematização referente à temática, ou seja, o questionamento que guiará a investigação científica. O estudante deverá formular indagações relacionadas ao problema fundamental de forma clara e objetiva, e, posteriormente, apresentar as respostas a priori (hipóteses), que poderão ser confirmadas, negadas ou até redimensionadas a partir da pesquisa que desenvolverá.

Na introdução, o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver, contextualizando-o dentro da área de estudo escolhida.

Apresentar genericamente o tema, posteriormente delimitar o tema, após problematizar o tema, e informar as hipóteses para o problema.

Resumindo:

  • Anunciar a ideia básica.
  • Delimitar o foco da pesquisa.
  • Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho.
  • Descrever as motivações (problemas) que levaram à escolha do tema, e suas consequentes possíveis respostas (hipóteses).
  • Definir o objeto de análise: O QUE SERÁ ESTUDADO?

2 JUSTIFICATIVA (POR QUE FAZER?)

A justificativa da pesquisa a ser realizada deve expor os motivos que a ensejaram e o interesse na investigação considerando sua relevância jurídica, social, política e até mesmo sua originalidade.

Pode-se justificar uma pesquisa em razão da atualidade do objeto, da ausência de estudos específicos sobre o tema ou mesmo da divergência doutrinária sobre ele existente, sempre deixando claro qual será sua contribuição a ser dada pela pesquisa.

Consiste na apresentação, de forma clara e objetiva, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto para avaliação inicial. No caso de pesquisa de natureza científica ou acadêmica, a justificativa deve indicar:

  • A relevância social e jurídica do problema a ser investigado.
  • As contribuições que a pesquisa pode trazer, no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliar as formulações teóricas a esse respeito.
  • O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema.
  • A possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade proposta pelo tema.

3 OBJETIVOS (VAI BUSCAR O QUÊ?)

A pesquisa pode ter objetivos gerais e específicos. O objetivo geral está ligado à compreensão do tema escolhido e à principal meta do trabalho, ou seja, o que se pretende atingir com sua investigação.

Por sua vez, os objetivos específicos dizem respeito a aspectos pontuais e necessários da pesquisa para se chegar ao objetivo geral, definindo-se com tais objetivos as etapas do trabalho a serem realizadas para o alcance do objetivo central (geral). Os objetivos específicos podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (340.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com