TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO I – EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 8

 IBET – INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS

MÓDULO I – EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

SEMINÁRIO VI – ICMS SERVIÇOS

NATALIA CHAMAS SILVEIRA

31/05/2014

  1. Construir a(s) regra(s)-matriz(es) de incidência tributária do ICMS – Serviços.

A Constituição Federal reservou para os Estados e para o Distrito Federal, mais especificamente em seu inciso II do artigo 155, a competência para instituir impostos sobre “operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviço de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação , ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior.”

Dessa forma, pode-se concluir que o ICMS possui 3 regras-matrizes de incidência tributaria, sendo que dentre essas duas são referentes ao ICMS – Serviço.

ICMS – SERVIÇO DE TRANSPORTE

Hipótese [CM (v+c) . Ce . Ct)

Critério Material: prestar serviço de transporte interestadual e intermunicipal;

Critério Espacial: limites territoriais dos Estado ou do Distrito Federal;

Critério Temporal: momento da prestação efetiva do serviço de comunicação

Consequente [Cp (Sa + Sp) . Cq (bcxal)]

Critério Pessoal: Sujeito Ativo (Sa) – Estado ou o Distrito Federal; Sujeito Passivo (Sp) – subdividido entre Contribuinte de Fato – consumidor e o Contribuinte de direito - prestador do serviço de transporte interestadual ou intermunicipal;

Critério Quantitativo:  Base de Cálculo (bc) – é o valor atribuído à prestação do serviço de transporte; Alíquota (al) – poderá ser a interna – nas prestações de serviços de transporte intermunicipais – ou a externa – para a prestações de serviço de transporte interestadual.

 

ICMS – SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO

Hipótese [CM (v+c) . Ce . Ct)

Critério Material: prestar serviço de comunicação;

Critério Espacial: a Lei Kandir dispõe diversos critérios espacial para cada tipo de serviço de comunicação prestado. Dessa feita, existem 4 critérios espaciais do ICMS – Comunicação, in verbis:

 a) o da prestação do serviço de radiodifusão sonora e de som e imagem, assim entendido o da geração, emissão, transmissão e retransmissão, repetição, ampliação e recepção;

        b) o do estabelecimento da concessionária ou da permissionária que forneça ficha, cartão, ou assemelhados com que o serviço é pago;

        c) o do estabelecimento destinatário do serviço, na hipótese e para os efeitos do inciso XIII do art. 12;

        c-1) o do estabelecimento ou domicílio do tomador do serviço, quando prestado por meio de satélite;  

Critério Temporal: momento da efetiva prestação do serviço de comunicação.

Consequente [Cp (Sa + Sp) . Cq (bcxal)]

Critério Pessoal: Sujeito Ativo (Sa) – Estado ou o Distrito Federal; Sujeito Passivo (Sp) – é subdividido entre Contribuinte de Fato – consumidor final e o Contribuinte de direito – Prestador do serviço de comunicação;

Critério Quantitativo:  Base de Cálculo (bc) – é o valor da operação; Alíquota (al) – prevista no regulamento do Imposto.

  1. Que é “prestação de serviços de comunicação”? Responda explicando: que é “prestação de serviços” e que é “comunicação”.

Conforme já explicitado pela questão, para que seja possível determinar o conceito de prestação de serviços de comunicação, mister se faz esclarecer o conceito de “prestação de serviço” e de comunicação”.

Considerando o brilhantismo do Dr. José Eduardo Soares de Melo, em sua obra ICMS – Teoria e Prática, utilizaremo-nos das conceituações por ele utilizadas para concluirmos, ao final, o conceito de “prestação de serviços de comunicação.

Para o citado autor, em suma, a comunicação possui o significado de: ato ou efeito de comunicar-se; ato ou efeito de transmitir e receber mensagens e, tecnicamente, a transferência de informação entre usuário e processo.

Dessa feita, conclui-se que para haja a comunicação necessária a existência concomitante de quatro elementos: emissor, mensagem, canal e receptor.

Para que a comunicação possa ser efetivada, é imprescindível a existência de uma “empresa que mantém em funcionamento o sistema de comunicações consistente em terminais, centrais, linhas de transmissão, satélites, etc” (MELO, 2004).

Analisando as conceituações acima expostas, podemos concluir que “prestação de serviços de comunicação” é a efetiva utilização de um sistema de comunicação pelo qual o transmissor envia uma mensagem para o receptor.

  1. Na sua opinião há incidência de ICMS nas operações abaixo? Justifique (vide anexos I, II e III);

  1. Provedor de acesso à internet;

Para que se possa analisar a possibilidade da incidência do ICMS sobre a utilização do provedor de acesso à internet, mister se faz analisarmos se tal serviço pode ser caracterizado como uma atividade de valor adicionado.

Para José Eduardo Soares de Melo (MELO, 2004), o provedor de acesso à internet “é atividade que acrescenta a uma rede preexistente de um serviço de telecomunicações, meios ou recursos que criam novas utilidades específicas, ou novas atividades produtivas, relacionadas com o acesso, armazenamento, movimentação e recuperação de informações”, consoante o disposto na Portaria nº 148/95 do Ministro das Cmunicações.

Dessa forma, ao caracterizar o provedor de internet como uma atividade que acrescenta valor à uma serviço já existente, o constitui como serviço de valor de adicionado, não passíveis de incidência de ICMS já que não configuram serviço de telecomunicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com