TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de analise baseado em Michel Foucault dentro de uma perspectiva jurídica no que se refere ao Estruturalismo

Por:   •  23/2/2017  •  Dissertação  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Método de analise baseado em Michel Foucault dentro de uma perspectiva jurídica no que se refere ao Estruturalismo

   Do lado do estruturalismo estaria a abordagem hermenêutica. Que, Apesar de tenta abdicar do estudo de um conjunto de fenômenos e de compreender o homem como sujeito doador de sentido, a abordagem hermenêutica deseja manter o sentido, o qual seria localizável nos textos literários e nas práticas sociais do homem. Ou seja, nessa perspectiva, as ações humanas conteriam significados em estado latente, os quais estariam ocultos aos agentes de suas práticas cotidianas. Verdade a qual poderia ser descoberta através da leitura interpretativa, tal qual prescreve o método hermenêutico.

     Foucault segue um método de análise que não está interessado em recuperar a verdade perdida pelo auto interpretação do homem, pois ele não crê que o problema do equívoco do auto interpretação habitual e do auto entendimento cotidiano tenha a raiz em uma verdade profunda.

     O estruturalismo reuniu pensadores de diversas áreas das ciências humanas, a ponto de ser difícil encontrar um núcleo coeso que permita classificá-lo como sistema filosófico. Na verdade, o estruturalismo é mais um método de análise, que consiste em construir modelos explicativos de realidade, chamados estruturas.

     Por estrutura entende-se um sistema abstrato em que seus elementos são interdependentes e que permite, observando-se os fatos e relacionando diferenças, descrevê-los em sua ordenação e dinamismo. É um método que contraria o empirismo, que vê a realidade como sendo constituída de fatos isolados. Para o estruturalismo, ao contrário, não existem fatos isolados, mas partes de um todo maior.

     O termo estruturalismo de forma geral indica a disposição de estudar os elementos ou fenômenos em relação a um todo, destacando sua posição e importância dentro dessa totalidade. Ocorre que desta ideia geral decorrem possibilidades diversas do ponto de vista social, político e até ideológico. No direito os estruturalismos são muito dispares. O termo estruturalismo é frequentemente associado, a uma visão de funcionamento interno do sistema jurídico, basicamente se suas sanções, modelo bastante próximo da visão positivista do direito.

     O direito por vezes serve de base, sendo verdadeiras "estruturas jurídica" geradora das estruturas econômicas e de denominação importantes, ás vezes de superestruturas determinada por base econômica o caso da concentração de empresas e seu tratamento regulatório e concorrencial. O funcionamento positivista do direito procura identificar estruturas econômicas e jurídicas que, fundamentais a organização social, respondem por relações de dominação e de poder econômico, afastando a possibilidade de aplicação de qualquer raciocínio valorativo na organização da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com